6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Programa Sinaliza Paulínia pode dar novos números ao Trânsito

Setor sempre esteve entre os que tiveram menores índices de satisfação na cidade


MARÇO de 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Programa Sinaliza Paulínia busca melhorar o trânsito na cidade / Foto: Divulgação PMP

Em recente pesquisa realizada pela INDSAT em Paulínia (Cidade de Médio Porte), a população da CMP mostrou aprovação moderada a respeito do Trânsito. No levantamento realizado na primeira semana de março, 23,8% dos moradores disseram aprovar o setor, enquanto 43% o reprovam. Os números, no entanto, são melhores que os observados em novembro do ano anterior, quando a taxa de aprovação era de 18% e a de rejeição, 54%.

As avaliações atuais demonstram aumento na aprovação, apesar de a rejeição ainda ser alta. De acordo com as pesquisas da INDSAT, que avaliam 16 serviços públicos da cidade desde 2016, o Trânsito sempre esteve entre os piores serviços avaliados em Paulínia, mantendo-se entre os três piores serviços na cidade. Atualmente, o setor ocupa o 14º lugar no ranking INDSAT com 529 pontos, menos que a média das CMP’s, de 546 pontos. A pesquisa foi realizada com 400 moradores maiores de 16 anos, e conta com margem de erro 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Neste cenário, a Administração Municipal de Paulínia, por intermédio da Secretaria de Transportes, iniciou no dia 24 de maio o Programa Sinaliza Paulínia (PSP), que visa reformar toda a sinalização viária da cidade. De acordo com a Administração, o programa deve garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, e inclui ainda a instalação de novas placas de sinalização, manutenção e instalação de semáforos e rampas de acesso para pessoas com deficiência. A expectativa é que ocorra melhora nos níveis de aprovação do setor já nas próximas semanas.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Recentes