6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

População pede atenção à Segurança em Mogi das Cruzes

Cidade registra Grau Médio de Satisfação no setor; em 3 regiões a rejeição à Segurança é maior que a aprovação


ABRIL de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Em algumas regiões da cidade, a rejeição à Segurança é maior que a aprovação / Foto: Divulgação PMMC

O levantamento realizado pela INDSAT em Mogi das Cruzes (Cidade de Grande Porte) na segunda semana de abril revelou que apenas 29,3% dos entrevistados aprovam a Segurança da cidade. A porcentagem é bastante relevante, considerando que o número de rejeição é bem similar: 27,1% reprova o setor.

A somatória das avaliações positivas é distribuída da seguinte forma: 0,8% consideram o serviço ótimo e 28,5%, bom. Já a rejeição é a soma 13,8% de ruim e 13,3% de péssimo. A classificação da Segurança ocupa atualmente o 10º lugar entre os 16 serviços avaliados pela INDSAT na cidade. No Índice de Satisfação a CGP alcança 579 pontos, 19 pontos abaixo da média do agrupamento, de 598 pontos.

Para a análise dos dados coletados a respeito dos serviços públicos, a INDSAT dividiu a cidade de Mogi das Cruzes em seis setores, como pode ser observado no mapa:

Em três regiões, a rejeição ultrapassou a aprovação. É o caso do setor 2 (Jundiapeba), com 47% de rejeição, do setor 6 (Jardim Marica e Jardim Rodeio), com 38% de reprovação e do setor 5 (Bandeira, Morada do Sol, Vila Horizonte e adjacências), com 30% de avaliações negativas.

As entrevistas foram realizadas com 600 moradores maiores de 16 anos, e apresentam margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%. A melhor avaliação foi feita pelo setor 4 (Coqueiro, Jardim Camila, Vila Caputera e vizinhanças) com 48% de aprovação, ainda que a porcentagem seja apenas de avaliações de “bom” e nenhuma de “ótimo”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Mogi das Cruzes alcance 436.883 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes