top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Pesquisas indicam aumento na aprovação da Saúde de Cosmópolis

Avaliações positivas do serviço mais que dobram no 2º semestre de 2022


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Hospital e Posto de Saúde da CPP também alcançaram avaliações positivas entre os moradores, indicando evolução no serviço. Foto: Divulgação/PMC.

Finalizando 2022 com mudança favorável nas pesquisas da INDSAT, a Saúde Pública de Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte – CPP) registrou avanço expressivo nos indicadores de aprovação do serviço, dobrando os resultados observados no 1º semestre do ano. Em junho, a Saúde recebeu 18,6% de ótimo e bom na CPP, saltando para atuais 45,1% (1,7 de ótimo e 43,4% de bom). O patamar de aprovação representa o melhor cenário obtido pelo serviço nos últimos dois anos, atingindo o maior número até então em julho de 2021, com 28% de avaliações positivas. Os resultados da rejeição seguiram o mesmo comportamento de melhora, registrando em dezembro de 2022 a menor taxa do período. Com 23,4% de avaliações negativas, formadas por 13,6% de ruim e 9,8% de péssimo, a reprovação da Saúde já atingiu 67,2% em novembro de 2020, caindo para 33,8% em julho de 2021 e oscilando entre altas e baixas até o patamar mais recente.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Cosmópolis por nível de satisfação, a Saúde da CPP elevou o patamar no estudo de dezembro, saltando de Baixo Grau de Satisfação com 475 pontos em junho de 2022 para 627 pontos e Grau Médio de Satisfação. A pontuação representa a maior nota do serviço desde outubro de 2021, quando atingiu 548 pontos. O desempenho atual classifica a Saúde acima da média das CPPs, de 614 pontos, e posiciona o serviço em 12º lugar entre os setores avaliados na cidade.

Além da avaliação geral da Saúde Pública de Cosmópolis, o estudo da INDSAT também coletou a opinião dos moradores participantes da pesquisa a respeito do Hospital e Posto de Saúde da CPP. A análise registrou evolução similar nos serviços, indicando salto na aprovação de 21,7% pata 41,8%, no caso do Hospital, e 32,7% para 49,3%, em relação ao Posto de Saúde. O Hospital recebeu Grau Médio de Satisfação, com 618 pontos, enquanto o Posto de Saúde atingiu Alto Grau de Satisfação, com 660 pontos. Ambos alcançaram a maior pontuação registrada em 2022. Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados avaliados pelo estudo consideram margem e erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Os resultados obtidos pela INDSAT podem refletir as novidades anunciadas pela prefeitura no final de novembro, oficializando a construção da nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cosmópolis, localizada na antiga “Praça dos Escoteiros”, em frente à Farmácia Municipal. O local estratégico facilitará os prontos atendimentos de saúde para os moradores do bairro e região, auxiliando o fluxo de atendimento do Pronto Socorro da Santa Casa assim como das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além da nova construção, a administração pública também realizou a entrega do CEO Mais, Centro de Especialidades Odontológicas que prestam atendimento aos usuários do SUS.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page