top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Moradores apontam Alto Grau de Satisfação com Administração de Indaiatuba

Serviço público se manteve em patamar elevado nos últimos dois anos, acima da média das CMPs


MARÇO DE 2023 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Índice de aprovação está entre os mais altos do período avaliado. / Foto: Divulgação/PMI.

Na classificação da INDSAT entre os níveis de satisfação de um serviço público, a Administração Municipal de Indaiatuba alcançou mais uma vez o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas com os moradores da cidade. O levantamento, realizado periodicamente desde novembro de 2020 na Cidade de Médio Porte (CMP), concedeu em março deste ano 759 pontos ao setor, avaliação superior à média do agrupamento, de 695 pontos.

Ao longo dos últimos dois anos, o desempenho da Administração da CMP tem se mantido em patamar elevado na INDSAT, sempre acima da pontuação média registrada pelas demais do agrupamento. Em avaliações mais recentes, a maior diferença entre a nota obtida em Indaiatuba e a média das CMPs foi observada em setembro do ano anterior, chegando a 119 pontos.

A aprovação do serviço chegou a 76,4%. O resultado representa uma das maiores avaliações positivas da Administração, próximo do maior patamar do período registrado em dezembro de 2021 (78,5%). Formado por 11,4% de ótimo e 65% de bom, o número indica aprovação da maior parte dos moradores pelo trabalho realizado na cidade. No caso da rejeição, as taxas aumentaram entre o final de 2022 e março deste ano, indicando 5,2% na pesquisa atual.

Além da Administração Municipal, o estudo da INDSAT avalia a satisfação com o governo estadual e federal. Entre os 3 avaliados, o governo municipal se destaca com o melhor desempenho, seguido do poder estadual, também com Alto Grau de Satisfação, e o poder federal, com Grau Médio de Satisfação.

Nas atribuições em relação ao prefeito de Indaiatuba, receberam Alto Grau de Satisfação os critérios de “inteligente”, “simpático” e “honesto”. A “proximidade com o povo” foi classificada com Grau Médio de Satisfação. As pesquisas, desenvolvidas pela INDSAT com a participação de 400 moradores com 16 anos ou mais, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com as informações oficiais da prefeitura municipal, a Administração da CMP foi avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conquistando nota B no Índice de Efetividade de Gestão Municipal de 2022, referente à gestão de 2021. A nota indica “efetiva”, classificando a Administração entre as 33 melhor avaliadas do Estado. O levantamento também indica que a cidade está acima da média das 644 cidades paulistas avaliadas com nota C, ou seja, “baixo nível de adequação” em relação à aplicação dos recursos públicos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page