6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Mesmo em meio à pandemia, Educação de Indaiatuba alcança 781 pontos

Classificação da Educação Pública Municipal está muito acima da média das CMPs


MARÇO DE 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação da Educação Pública em Indaiatuba está acima da média das CMPs / Foto: Divulgação PMI

Realizada na segunda semana de março, pesquisa da INDSAT apresentou alta taxa de aprovação da Educação Pública de Indaiatuba (Cidade de Médio Porte). O levantamento de dados revelou 73,3% de aprovação e 781 pontos no ranking INDSAT, avaliando o serviço como sétimo colocado na análise dos 16 serviços públicos da cidade. A pontuação está muito acima da média das CMP’s, que somam 668 pontos, e confere à cidade Alto Grau de Satisfação na Educação da cidade.

Segundo dados da pesquisa, a aprovação é ainda maior entre os entrevistados com mais de 50 anos, registrando 77,8% de aprovação do setor. O estudo ouviu 400 entrevistados maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Formada por 1,6% de ruim e 3,7% de péssimo, a taxa de rejeição soma 5,3%, enquanto a aprovação (73,3%) é constituída de 26,2% ótima e 47,1% boa. Apesar das boas avaliações atuais, tanto as taxas de aprovação como de rejeição apresentaram mudanças em comparação à pesquisa realizada em novembro de 2020. No ano anterior, a rejeição era de 4,9%, e a aprovação chegava a 77,2%.

No começo de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba passou a integrar o acordo de cooperação com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e o Instituto General Motors (GM), visando melhorar a qualidade e equidade da educação dos municípios por meio da incorporação de tecnologias digitais na prática pedagógica. A CMP está entre as 13 cidades que participarão do programa, que tem como plano de ação o compartilhamento de conceitos, conteúdos e ferramentas desenvolvidos pelo CIEB e um curso online de Gestão de Inovação e Tecnologia nas redes de ensino, também criado pela organização. O projeto tem previsão de duração de dois anos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

  • Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

  • Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

  • Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Indaiatuba alcance 245.366 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes