• INDSAT

Merenda em Amparo obtém Alto Grau e se mantém acima da média

Serviço público registra em junho 703 pontos no ranking INDSAT


JUNHO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

A Prefeitura Municipal tem distribuído kits alimentação para os alunos / Foto: Divulgação PMA

O índice de satisfação da Merenda em Amparo (Cidade de Pequeno Porte) alcançou o Alto Nível de Satisfação da INDSAT, com 703 pontos. A pontuação é maior que a média do agrupamento, de 699 pontos, e indica que o serviço tem sido aprovado por seus moradores.

Os números foram coletados pela INDSAT na primeira semana de junho através de 400 entrevistas feitas com a população com mais de 16 anos, e considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Entretanto, nas avaliações mais detalhadas que abrangem as porcentagens de ótimo, bom, péssimo e ruim a respeito do serviço, a Merenda registrou queda em comparação ao último levantamento, realizado em abril deste ano. Em junho, a taxa de aprovação foi composta de 58,7% de ótimo e bom, contra 10,1% de ruim e péssimo. No mês de abril, a aprovação era de 70,7% e a rejeição, 8,5%

O setor está atualmente posicionado em 6º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da CPP.

De acordo com informações da Prefeitura de Amparo, o kit alimentação tem sido distribuído aos alunos mensalmente neste momento de aulas remotas, sendo entregues aos pais nas escolas municipais por meio de sistema de agendamento, para evitar aglomerações. Alguns alimentos, como arroz, feijão e macarrão foram retirados do kit, por apresentarem condições impróprias para consumo. Segundo nota da Prefeitura, “a distribuição dos alimentos da merenda garante que todos os alunos da rede municipal de ensino tenham a segurança nutricional necessária, mesmo com as aulas presenciais suspensas”. Além da entrega dos alimentos, os alunos também recebem atividades educativas para serem feitas em casa.

No breve período em que as aulas presenciais retornaram, em abril, diversas precauções foram tomadas para evitar o contato próximo entre os alunos, como espaçamento entre carteiras e a entrega da merenda em pratos prontos para cada criança.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:



As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Amparo alcance 69.861 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes