top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Medidas para solucionar a crise hídrica de Cosmópolis agradam a maior parte dos moradores

Levantamento da INDSAT aponta que entre os entrevistados 41,8% diz estar satisfeito ou muito satisfeito com o trabalho; insatisfação é de 33,8%


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Foto: Divulgação/PMC.

No cenário de pior crise hídrica em Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte - CPP), medidas emergenciais têm sido realizadas pela prefeitura municipal para solucionar o problema na cidade. Desde o rompimento da barragem no início de março, a situação hídrica da CPP tem se tornado assunto cada vez mais prioritário, com ações envolvendo demais órgãos públicos e apoio do Estado. Neste sentido, pesquisa da INDSAT realizada em Cosmópolis mostra que entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes do estudo, 41,8% aprovam a forma que o prefeito vem resolvendo a maior crise hídrica da história da cidade. Do total de aprovação, 5,8% dizem estar "muito satisfeitos" com as medidas emergenciais tomadas por Felisbino, enquanto 36% estão "satisfeitos" com as operações.

As opiniões contrárias somam 33,8%, formadas por 21% de "insatisfeitos" e 12,8% de "muito insatisfeitos". Além das taxas positivas e negativas, 4% dos entrevistados disseram não saber responder a respeito do assunto.

A pesquisa revelou ainda a opinião dos moradores a respeito da ajuda do governador para resolver o problema da barragem. Entre os entrevistados, 59% disse considerar muito importante o apoio de Tarcísio nesse momento, enquanto 16,3% consideram a ajuda "mais ou menos importante". Outros 10,3% classificam sua participação como "não tem sido importante".

Para a realização das atividades de desassoreamento na Represa Pirapitingui, a prefeitura municipal contou com o apoio do governo do Estado para envolver desde equipe técnica especializada até maquinários específicos para o avanço das operações. Segundo a prefeitura municipal em nota, "as ações seguem um cronograma técnico de obras, estudos ambientais e projetos específicos para a Represa, estabelecidos pelas equipes do Estado e Conselho Emergencial Municipal".


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Cosmópolis alcance 73.161 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).






Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page