• INDSAT

Limpeza Pública tem 71,7% de ótimo e bom em São Sebastião

Setor obteve Alto Grau de Satisfação com 731 pontos no ranking INDSAT e está acima da média das CPPs


JUNHO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Limpeza Pública tem Alto Grau em São Sebastião / Foto: Marcos Bonello-PMSS

Cidade de Pequeno Porte (CPP), São Sebastião iniciou nas pesquisas da INDSAT com boas avaliações. As análises a respeito da Limpeza Pública na CPP mostraram que 71,1% de seus moradores dizem aprovar o serviço, divididos entre 4,3% de ótimo e 67,4% de bom.

A nota da cidade também merece destaque, já que alcançou 731 pontos e garantiu o Alto Grau de Satisfação na Limpeza, classificando o setor em 3º lugar no ranking doméstico INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de São Sebastião. A pontuação é maior que das demais CPP’s, cuja nota fechou o mês de junho em 727 pontos.

O levantamento, realizado na terceira semana de junho, registrou ainda uma taxa de rejeição de 7,1%, resultado de 3,5% de ruim e 3,5% de péssimo.

Para uma análise mais detalhada do desempenho da Limpeza Pública em São Sebastião, a INDSAT dividiu a cidade em seis setores. Confira no mapa abaixo:

Os dados coletados mostram que a maior aprovação vem do setor 5 (Vila Amélia, Centro, Reserva e adjacências), com 78,5% de ótimo e bom, seguido do setor 6 (Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), com 75,9% de bom.

A rejeição é maior no setor 2 (Boiçucanga, Paúba, Maresias e vizinhanças), com 16,9%, seguido do setor 4 (Topovaradouro, Itatinga, Olaria e Topolândia), com 10,5%.

As informações foram obtidas através de entrevista com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Sebastião alcance 87.135 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes