Limpeza Pública registra Alto Grau de Satisfação em Taubaté
Setor público se mantém dentro da nota média das Cidades de Médio Porte; aprovação cai em alguns bairros
MARÇO de 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
A Limpeza Pública de Taubaté registrou em março Alto Grau de Satisfação, obtendo 693 pontos no ranking INDSAT e se classificando dentro da média das Cidades de Médio Porte (CMP), que fechou o mês em 696 pontos.
O resultado é parte do estudo realizado pela INDSAT na primeira semana de março com 400 moradores da cidade. A margem de erro é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%. A Limpeza Pública recebeu 58,8% de ótimo e bom, 28,3% de regular e 12,9% de ruim e péssimo.
Para a realização deste trabalho, a cidade de Taubaté foi dividida em oito setores, conforme pode ser observado no mapa abaixo:
Na ocasião, o Setor 1 (composto pelos bairros de Cataguá, Morada dos Nobres, Continental e adjacência) foi o que apresentou o maior índice de aprovação, com 71,7% de ótimo e bom. Alguns bairros, no entanto, merecem maior atenção do poder público. O setor 3 (Jardim das Nações, Santa Luzia, Acácio Nogueira e entre outros) por exemplo, registrou 33,3% de rejeição (somatório de ruim e péssimo), o setor 6 alcançou 15,8% (Esplanada, Independência, Cecap e adjacências) de desaprovação e o setor 7 (Parque Aeroporto, Parque Piratininga, Esplanada Santa Helena e entre outros), um total de 16,4% de ruim e péssimo.
As cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São 3 grupos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT se utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Taubaté alcance 309.483 habitantes.
Método INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.