6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Limpeza Pública obtém Alto Grau de Satisfação em Mogi das Cruzes

O maior índice de aprovação é registrado entre os moradores com nível universitário


ABRIL de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Limpeza Pública está entre os serviços melhores avaliados em Mogi das Cruzes - Divulgação PMMC

Os moradores de Mogi das Cruzes (Cidade de Grande Porte) têm avaliado positivamente a Limpeza Pública da cidade. Na pesquisa realizada pela INDSAT na primeira semana de abril, a taxa de aprovação do serviço atingiu 56,9%, formada por 51,5% de bom e 5,4% de ótimo. Na avaliação geral da população mogiana, o serviço alcançou 691 pontos. Apesar da média das CGP’s ser de 718 pontos, a classificação da cidade confere ao setor Alto Grau de Satisfação e 4º lugar no índice doméstico de Mogi.

A pesquisa também indica uma aprovação maior dos moradores com nível universitário, registrando 64% de aprovação. Já a rejeição é maior entre a população com nível fundamental, chegando a 21,1%, em comparação a rejeição média geral, de 13,8%. O levantamento foi realizado com 600 moradores maiores de 16 anos, e considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

O maior índice de aprovação do setor foi observado entre os moradores com nível superior (64%). Já a menor aprovação foi registrada entre os que possuem até o ensino fundamental (45,8%).

De acordo com o portal da Prefeitura, os bairros da cidade recebem aos sábados mutirões de limpeza, que fazem parte das operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus. O primeiro se destina a recolher objetos e móveis descartados, dando a estes o destino correto. Já o segundo auxilia no descarte correto de materiais e contribui para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Mogi das Cruzes alcance 436.883 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes