• INDSAT

Limpeza Pública em Valinhos tem Alto Grau de Satisfação

Com 679 pontos no ranking INDSAT, serviço também apresentou forte evolução entre novembro de 2020 e abril de 2021


ABRIL 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação da Limpeza aumenta e rejeição cai em Valinhos. / Foto: Divulgação PMV.

A Limpeza Pública de Valinhos (Cidade de Médio Porte) tem conquistado boas avaliações dos seus moradores. A comparação entre as pesquisas realizadas pela INDSAT na cidade entre novembro de 2020 e abril de 2021 mostram uma relevante evolução na avaliação do serviço, com salto de 17 pontos percentuais na aprovação. No fim do ano anterior, a aprovação foi de 44,8%. Em abril deste ano, o número saltou para 62%.

A soma de 9,3% de ótimo e 52,6% de bom registrada nas pesquisas validadas na terceira semana de abril são acompanhadas por uma queda na rejeição. Em novembro de 2020, a reprovação da Limpeza chegava a 23,9%. Em abril deste ano, a rejeição caiu para 21,7% (11,6% de ruim e 10,1% de péssimo.

Na avaliação dos 16 serviços que compõem o ranking doméstico da INDSAT, a Limpeza ocupa atualmente o 6º lugar, com 679 pontos e Alto Grau de Satisfação. O índice é próximo da média das CMP’s, que alcançam 681 pontos.

Para uma avaliação mais detalhada, a INDSAT dividiu a CMP em seis setores, conforme o mapa abaixo:

A divisão indica que a maior aprovação foi registrada no setor 2 (Jardim Jurema, Chácara Previtalle, Chácara Flora e adjacências), com 84,3%. Em seguida, um empate entre o setor 3 (Jardim dos Manacas, Jardim das Palmeiras, Jardim Pinheiros e vizinhanças) e o setor 5 (Vila Papelão, Vila Clayton, Vila Negrello e arredores), com 61,8% de aprovação.

Já a maior rejeição foi observada no setor 4 (Centro, Vila Angeli, Vila São Sebastião e adjacências), com 29,5%, seguida do setor 6 (Jardim Santa Rosa, Vila Sônia, Ortizes e arredores), com 25,9% de reprovação.

INDSAT


A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Valinhos alcance 124.742 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes