Limpeza Pública de Paulínia está acima da média das CMPs
Setor se classifica acima da média do agrupamento e mantém Alto Grau de Satisfação da INDSAT
JANEIRO DE 2022 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

A Limpeza Pública de Paulínia (Cidade de Médio Porte - CMP), avaliada pelos moradores da cidade em janeiro deste ano, recebeu 720 pontos e manteve o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas da INDSAT. O desempenho do serviço classificou a Limpeza em 5º lugar entre os 16 setores públicos da CMP, superando novamente a média do agrupamento, de 686 pontos.

Somando os resultados de ótimo e bom, a aprovação do setor atingiu 62,2% de avaliações positivas, representando queda em relação ao observado nos meses de outubro (73,2%) e junho (68,3%) e aumento no comparativo com o mês de março de 2021 (58,3%).

Um comportamento oposto foi registrado na rejeição, que alcançou resultados mais expressivos em janeiro deste ano (10,6%) em relação aos números obtidos em outubro (7,6%), mas inferiores à somatória de junho (12,3%), se aproximando do observado em março de 2021 (10,4%). Coletados pela INDSAT com base no depoimento dos moradores de Paulínia, os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Segundo a sugestão da INDSAT, os bairros de Paulínia estão divididos da seguinte forma:

Assim, é possível identificar que a maior aprovação foi registrada no setor 8 (Betel, Poço Fundo), com 91,6%, seguida do setor 2 (Jardim Calegaris, Jardim Fortaleza, Jardim Vista Alegre e proximidades), com 81,3%. Na rejeição, os resultados mais expressivos foram observados no setor 9 (Residencial Pazetti I, II e III, Saltinho, Jardim Harmonia e arredores), com 35%, seguido do setor 5 (Jardim Leonor, Alto de Pinheiros e São Domingos), com 18,8%.

De acordo com informações da prefeitura municipal, a equipe de limpeza da cidade intensificou os serviços de zeladoria nas ruas em função das fortes chuvas registradas no mês de janeiro, realizando serviços como desobstrução de galerias de águas pluviais, raspagem de guias e boca de lobo e limpeza de terra das vias trazida pelas chuvas.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments