top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Limpeza de Hortolândia recebe Alto Grau de Satisfação na INDSAT

Setor alcança 651 pontos, atingindo 6ª melhor avaliação na CMP


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Espaços públicos passam por limpeza intensiva em períodos de atividades esportivas, como campeonatos amadores de diversas categorias. / Foto: Divulgação/PMH.

O serviço de Limpeza Pública de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP), avaliado em junho pela INDSAT, atingiu 651 pontos no levantamento desenvolvido com a participação de 400 hortolandenses. A nota representa Alto Grau de Satisfação para o setor, posicionado em 6º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na CMP. O desempenho mais recente retoma a pontuação observada no final de 2021 (651 pontos), mas registra queda em comparação aos resultados de março deste ano (679 pontos). Em relação à média das demais cidades do agrupamento, os números são similares, com apenas um ponto de diferença entre as demais CMPs (652 pontos).

A análise da aprovação manteve a tendência de oscilação observada nos meses anteriores, com os resultados de junho registrando ligeira queda em relação ao mês de março. Com atuais 51,8% de avaliações positivas, formadas por 2,5% de ótimo e 49,2% de bom, a aprovação da Limpeza vivencia mais uma mudança no cenário das pesquisas, que já atingiram 55% em março deste ano, 48,1% em dezembro, 46,3% em setembro e 58% em junho de 2021.

Na rejeição, os estudos indicam uma das maiores taxas negativas do serviço, chegando a 20,2% de ruim e péssimo. Nos meses anteriores, a reprovação da Limpeza oscilou entre 17,7% em junho, 18,5% em setembro e 19,9% em dezembro de 2021, com o maior resultado em março do mesmo ano (20,4%). Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Como proposta de avaliação mais detalhada da Limpeza Pública na CMP, a INDSAT sugere a seguinte divisão dos bairros de Hortolândia:

Desta forma, é possível identificar que a maior aprovação do serviço foi registrada no setor 2 (Jardim das Colinas, Vila São Pedro, Vila Real e arredores), com 66%, seguida do setor 5 (Jardim Rosolen, Chácara Assay, Jardim Santa Esmeralda e proximidades), com 59,5%. A rejeição apresentou resultados mais expressivos no setor 3 (Jardim Nova Europa, Jardim Santiago, Jardim Aline e vizinhanças), com 35%, seguida do setor 7 (Jardim Amanda II, Chácara Planalto, Parque Horizonte e adjacências), com 32,5%.



INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page