1 - 970x250 (3).jpg

Limpeza alcança 4ª posição entre os serviços de Itaquaquecetuba

Classificação considera os 16 setores públicos da CMP


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço registrou salto na aprovação, atingindo 50,5% no 2º trimestre de 2022. / Foto: Divulgação/PMI

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Itaquaquecetuba (Cidade de Médio Porte – CMP), a Limpeza Pública alcançou a 4ª melhor avaliação nas pesquisas desenvolvidas da cidade, atingindo 655 pontos e Alto Grau de Satisfação. O levantamento, realizado em junho deste ano, analisa os setores da CMP com base em entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, classificando sua posição no ranking de acordo com a pontuação do serviço. A nota mais recente da Limpeza representa evolução em relação ao resultado do 1º trimestre de 2022, quando o setor recebeu 628 pontos. No levantamento realizado no 2º trimestre, o primeiro colocado em Itaquaquecetuba foi a Coleta de Lixo, com 739 pontos https://www.indsat.com.br/single-post/coleta-se-classifica-como-melhor-servi%C3%A7o-de-itaquaquecetuba-pela-indsat.

A aprovação do serviço também se destacou no estudo atual da INDSAT em Itaquaquecetuba, atingindo a maior avaliação positiva no período entre junho deste ano e junho do ano anterior. Com 50,5% de ótimo e bom, o resultado da aprovação alcançou patamares mais altos que os observados em junho de 2021 (43,1%), saltando para 48,6% em dezembro do mesmo ano e caindo para 41,5% em março de 2022, até atingir a taxa mais recente das pesquisas.

A rejeição da Limpeza retornou às taxas mais baixas no 2º trimestre deste ano, somando 17,4% de ruim e péssimo. Entre os meses de dezembro de 2021 março de 2022, as avaliações negativas chegaram a 21,3% e 20,3%, respectivamente, registrando alta após os 15,1% registrados em junho do ano anterior. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Como sugestão de análise, a INDSAT propõe a seguinte divisão dos bairros da CMP para identificar o desempenho do serviço:

Assim, é possível observar que a maior aprovação da Limpeza foi registrada no setor 3 (Vila Japão, Jardim Nova Itaquá, Vila Geny e arredores), com 58,5%, seguida do setor 1 (Centro, Vila Sônia, Bairro Bartira e proximidades), com 55,8%. As avaliações negativas foram mais expressivas no setor 6 (Jardim Luana, Jardim Moragagipe, Jardim Itaquá e vizinhanças), com 31,3%, acompanhadas do setor 7 (Parque Cristiano, Pequeno Coração, Jardim Itapuã e adjacências), com 21,4%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes