7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

“Jogue Limpo com Diadema” tem 71,8% de aprovação

Conhecimento da população em relação à campanha aumentou 10 pontos percentuais


AGOSTO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Foto: Dino Santos/PMD

O programa “Jogue Limpo com Diadema”, projeto de limpeza pública desenvolvido pela administração municipal da cidade, alcançou 71,8% de aprovação na pesquisa da INDSAT realizada em Diadema (Cidade de Grande Porte – CGP) na quarta semana de agosto. A porcentagem atual registra ligeira queda em relação ao levantamento anterior, realizado em maio, quando a soma de ótimo e bom atingiu 72,6%. O cenário da rejeição do segmento seguiu a mesma direção, registrando queda no mesmo período: em maio, a soma de ruim e péssimo alcançou 10,3%; em agosto, a somatória fechou em 9%.

Já o conhecimento do programa por parte dos moradores de Diadema registrou melhorias nas pesquisas da INDSAT. No levantamento realizado em maio, 42,7% dos entrevistados conheciam o projeto; em agosto, o número saltou para 52,7%. O cenário refletiu na parcela da população que não tem/ não tomou conhecimento do programa, que diminuiu de 57,3% em maio para 47,3% em agosto. A pesquisa, realizada com 600 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Além das melhorias nas taxas de reconhecimento do programa e da rejeição, a pontuação do segmento também registrou evolução, aumentando de 769 pontos em maio para 786 pontos em agosto, mantendo o Alto Grau de Satisfação definido pela INDSAT.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, estão atividades de limpeza e manutenção como varrição, capinação, roçada, limpeza de feira livre, manutenção arbórea e zeladoria, além da fiscalização contra o descarte irregular de resíduos, com o apoio da Guarda Civil Municipal Ambiental, e a recuperação e revitalização de pontos críticos de despejo ilegal de lixo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Diadema alcance 404.477 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon