Itaquaquecetuba obtém avanço nas avaliações positivas da Iluminação
Atividades de melhoria no setor refletem nas pesquisas de aprovação
DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
A Iluminação Pública de Itaquaquecetuba voltou a atingir taxas mais expressivas nas avaliações positivas dos moradores da cidade. A aprovação do serviço obtida no final de 2022 pela INDSAT apresentou os resultados mais elevados do ano, chegando a 40,3%. Com margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%, o número é formado por 1,3% de ótimo e 39% de bom.
O patamar de aprovação mais recente da Iluminação supera os resultados das pesquisas anteriores, de setembro do mesmo ano (26,3%), e se aproxima do número observado no mesmo período de 2021, quando o serviço atingiu 40,6% no final do ano.
Na rejeição, a mudança também foi significativa nos indicadores, caindo de 49,4% em setembro para 35,5% em dezembro. A queda, de 13,9 pontos percentuais, é mais uma das oscilações registradas nas avaliações negativas do serviço, que chegaram a 60,2% em junho. No resultado mais recente, a reprovação é similar ao observado em dezembro de 2021, com 33,5% de ruim e péssimo.
O ranking INDSAT, indicador de satisfação dos 16 serviços públicos avaliados em Itaquaquecetuba, posiciona a Iluminação em 8º lugar nas pesquisas. Com 577 pontos e Grau Médio de Satisfação, a classificação da Cidade de Pequeno Porte ficou abaixo da média das demais cidades do agrupamento, que atingiram 747 pontos. Mesmo com a pontuação inferior no comparativo com as demais CPPs, a nota da Iluminação de Itaquaquecetuba apresentou avanço no levantamento de dezembro, considerando os 505 pontos registrados em setembro. A nota é a maior obtida no ano, superando o patamar de 2021.
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura municipal, novas instalações de iluminação têm sido realizadas em alguns bairros da cidade, como o Parque Viviane II e o Jardim da Estação. Até o início de janeiro deste ano, mais de 5 mil instalações de LED foram efetuadas pela administração municipal, assim como as manutenções necessárias no segmento. Segundo a prefeitura, a operação deve acontecer em todos os bairros que precisem de revitalização.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments