top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Itaquaquecetuba obtém avanço na aprovação da Merenda

Avaliações positivas do serviço alcançam maior resultado de 2022


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço manteve Grau Médio de Satisfação nas pesquisas, classificado em 6º lugar na INDSAT. / Foto: Redes Sociais/PMI.

Cidade pertencente ao agrupamento de Médio Porte, Itaquaquecetuba obteve avanço na aprovação da Merenda Escolar registrada pelos moradores na pesquisa de dezembro da INDSAT, alcançando maior resultado de 2022. As taxas de avaliações positivas encerraram o ano com 41,4% de ótimo e bom, superando os números de 37,1% obtidos em setembro e 34,7% registrados em junho do mesmo ano. O patamar atual se aproxima da marca observada em dezembro de 2021, quando a aprovação atingiu 47,9%.

No mesmo período, a rejeição aumentou nas pesquisas da INDSAT, chegando a 25,4% em dezembro de 2022. A taxa formada por 10,7% de ruim e 14,7% de péssimo é maior que os dados observados em dezembro de 2021, quando as avaliações negativas somaram 19% entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes do estudo.

Entre os 16 serviços públicos avaliados em Itaquaquecetuba, a Merenda conquistou a 6ª posição no ranking doméstico da INDSAT, recebendo 605 pontos e Grau Médio de Satisfação. O cenário foi menos favorável na pontuação, que registrou em dezembro de 2022 o menor patamar do último ano, permanecendo abaixo da média das CMPs, de 706 pontos.

Na divisão por perfil demográfico dos moradores, agrupados por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Merenda foi obtida entre a população de 16 a 30 anos, com 51,4%. Já a rejeição foi mais expressiva entre moradores de nível médio de escolaridade, com 29%.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, a administração responsável pelo serviço público tem investido na agricultura familiar, com o objetivo de oferecer alimentação mais saudável com variedade de alimentos ao cardápio escolar, bem como fortalecer o empreendedorismo familiar rural da CMP.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Commentaires


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page