top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Itapira mantém Saúde Pública acima da média das Pequenas Cidades

Por mais de um ano, serviços médicos da CPP se destacam frente às demais cidades do agrupamento


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Saúde de Itapira recebe diversos investimentos no setor, atingindo desempenho superior em relação às demais CPPs. / Foto: Divulgação/PMI.

A Saúde Pública de Itapira, pertencente ao agrupamento das Cidades de Pequeno Porte, permaneceu acima da média das CPPs na pesquisa mais recente da INDSAT. O levantamento mostra que o serviço recebeu 619 pontos, registrando Grau Médio na escala de satisfação aplicada pela instituição de pesquisa. O resultado, superior aos 579 pontos das demais CPPs, mantém a tendência elevada do serviço em relação ao agrupamento, condição observada há mais de um ano de acordo com o estudo trimestral desenvolvido na cidade.

No período semelhante de 2022, a pontuação da Saúde Pública de Itapira registrou 590 pontos. Já no comparativo com a pesquisa doméstica anterior, em dezembro de 2022, a avaliação atual do serviço representa queda nos índices, considerando os 670 pontos obtidos no final do ano. A análise geral, que contempla 16 serviços públicos da Itapira, classifica a Saúde em 12º lugar no ranking doméstico.

Em março deste ano, a aprovação da Saúde registrou 43,6% de avaliações positivas, resultado de 2,3% de ótimo e 41,3% de bom. Há um ano, a taxa chegou a 32,9% na INDSAT. Em relação aos números obtidos em dezembro de 2022, o comportamento foi similar à pontuação, representando queda no trimestre avaliado considerando os 51,2% registrados no final do ano anterior. Os indicadores negativos fecharam as pesquisas do 1º trimestre de 2023 com 25,9% de ruim e péssimo, patamar mais elevado que os 15,5% observados em dezembro. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. Os dados apresentados representam exclusivamente a opinião de 400 moradores maiores de 16 anos, entrevistados pela INDSAT no mês de março.

No cenário doméstico, o serviço público realizou diversas atividades voltadas à população, com destaque para a programação especial do mês de março em função do dia da mulher. Ao longo de todo o mês, profissionais da Saúde intensificaram atividades direcionadas para a prevenção de doenças, como testes rápidos, vacinas e exames preventivos. No mesmo período, a prefeitura municipal investiu na aquisição de novas câmaras para armazenamento e conservação de imunobiológicos em todas UBSs da cidade, garantindo a estabilidade e conservação das vacinas nas unidades.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM e PÉSSIMO obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).










Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page