top of page

Indicadores da Merenda Escolar aumentaram no último ano entre as CPPs

Média do agrupamento manteve Alto Grau de Satisfação em todas as cidades avaliadas pela INDSAT

A Merenda Escolar das Cidades de Pequeno Porte avaliadas pela INDSAT no último ano registrou avaliações elevadas na análise de satisfação do serviço público, considerando o período entre julho de 2023 a junho deste ano. De modo geral, a média das CPPs se manteve acima do desempenho doméstico do serviço, avançando em relação ao observado no último ano. O período indicou Alto Grau de Satisfação na média das CPPs, considerando cidades de até 100 mil habitantes. O destaque foi observado em Arujá, que indicou avanço tanto nas avaliações domésticas (747 pontos) quanto na média do agrupamento, de 775 pontos.

No momento atual de férias escolares, as unidades de ensino da rede estadual oferecem almoço aos alunos pré cadastrados, através do programa de alimentação escolar durante as férias entre os dias 10 a 26 de julho. O programa, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atende diretamente 3.534 unidades de ensino estadual, que recebem a alimentação diretamente da Seduc-SP. Segundo informações do portal de notícias da secretaria, a expectativa "é fornecer 40 mil refeições a alunos de todos os ciclos de ensino".

A previsão para 2024 no governo Tarcísio Freitas foi de aumento de repasse orçamentário para a Merenda Escolar. O aumento previsto foi de até 39,95%, "direcionado à alimentação escolar de estudantes matriculados em unidades da rede em 493 municípios paulistas". Os dados, divulgados no final de 2023 pelo portal de notícias do governo do Estado de São Paulo, mostram que o planejamento escolar de 2024 considera regras nutricionais para a alimentação dos alunos, buscando atender 20% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes do ensino regular e 70% das necessidades nutricionais dos estudantes do período integral.

Para 2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo estadual não estipulou nenhuma quantia para o planejamento da Merenda Escolar.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:


As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Rio das Pedras alcance 35.481 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page