top of page

Indaiatuba mantém Excelência na Qualidade de Vida

Satisfação elevada classifica segmento como 2º melhor na CMP


MARÇO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE


Pelo 4º trimestre consecutivo, a Qualidade de Vida de Indaiatuba conquistou o Grau de Excelência na INDSAT. Nível máximo de satisfação concedido pelo levantamento, a Excelência aponta o melhor indicador em relação ao serviço analisado, completando em março quase 1 ano no Grau mais alto da INDSAT. O segmento está acima da média das Cidades de Médio Porte em todo período entre novembro de 2020 a março deste ano, registrando 803 pontos no início de 2024. A média atual do agrupamento é de 750 pontos. Na análise geral dos 16 serviços públicos de Indaiatuba, a Qualidade de Vida se classificou em 2º lugar na INDSAT.

Os resultados da aprovação permaneceram altos nos últimos anos, mantendo o patamar elevado em março, com 85,5%. Há mais de 1 ano o setor mostra aprovação acima dos 80%, com resultado atual de 18,5% de ótimo e 67% de bom. A rejeição, em queda nas pesquisas anteriores, chegou a apenas 1,8% em março de 2024, somando 1% de ruim e 0,8% de péssimo. O indicador é um dos menores dos últimos 3 anos, considerando 1,3% em junho de 2021 e 0,8% em dezembro de 2022. Os dados, coletados a partir de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na análise dos moradores divididos por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Qualidade de Vida (moradia, saúde, renda, entre outros critérios, segundo a Organização Mundial da Saúde) foi registrada entre a população de ensino superior, com 91,1%. Já a rejeição mais expressiva foi obtida entre moradores de 31 a 50 anos, com 2,6%.


Metodologia  

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:


As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Indaiatuba alcance 250.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page