7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

“Ilumina Cotia” dá certo e Rogério Franco alcança Alto Grau em Iluminação Pública

Setor obteve elevada aprovação entre os moradores da cidade


ABRIL DE 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Além de economia, iluminação de LED garante maior segurança aos moradores / Foto: Wagner Santos

Lançado há dois anos pelo prefeito Rogério Franco (PSD), junto a um pacote de mais de 200 obras, o Programa “Ilumina Cotia” já alcançou expressivo resultado em termos de satisfação de serviços públicos no município.

Em pesquisa realizada na segunda semana de abril pela INDSAT, com 400 moradores maiores de 16 anos, a Iluminação Pública obteve Alto Grau de Satisfação 719 pontos no ranking. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

Ao todo, 66,4% dos moradores de Cotia avaliaram o serviço público como ótimo e bom, 24,6% como regular e apenas 9% como ruim e péssimo. Apesar do elevado índice de aprovação, a Iluminação Pública é apenas o quarto melhor serviço avaliado na cidade. A INDSAT identificou em Cotia seis serviços públicos com Alto Grau de Satisfação junto aos moradores locais.

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.



Ilumina Cotia

Segundo a INDSAT apurou, o Programa “Ilumina Cotia” já instalou 16,3 mil pontos de LED em dezenas de bairros da cidade. Além de mais econômicas, estas lâmpadas são mais eficientes e garante maior segurança à população.

O município também ganhou centenas de pontos de iluminação com lâmpadas metálicas que, como as de LED, apresentam eficiência e economia maiores do que as lâmpadas de vapor de sódio.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Cotia, entre os meses de janeiro e final de abril desse ano, já foram instalados mais de 1.300 pontos de iluminação de LED, o que dá uma média de 13 quilômetros de vias que passaram a contar com este tipo de iluminação. A cidade tem mais de 163 quilômetros de vias públicas iluminadas com LED. O programa completo prevê um investimento total de R$ 20 milhões, recurso que deve retornar em poucos anos aos cofres públicos por meio de economia em consumo de energia elétrica.


INDSAT

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Cotia alcance 251.382 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP). Este é o primeiro estudo realizado no município de Cotia pela INDSAT.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon