top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Iluminação retoma alta em São Bernardo do Campo

Avaliações positivas do serviço voltam a subir e alcançam 72,3% na INDSAT


OUTUBRO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Serviço se classificou como 3º melhor avaliado no levantamento, superando a média das CGPs. / Foto: Divulgação/PMSBC.

Pesquisa realizada no mês de outubro pela INDSAT em São Bernardo do Campo registrou retomada das avaliações positivas na Iluminação Pública da Cidade de Grande Porte (CGP), elevando os patamares de aprovação do serviço. Com atuais 72,3% de ótimo e bom, a taxa supera a queda observada em abril do ano anterior (58%) e representa o maior resultado entre outubro de 2022 e novembro de 2020, quando o setor atingiu 65,4% entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes do levantamento.

No mesmo período, a rejeição da Iluminação aumentou na INDSAT, saltando de 7,5% em abril de 2021 para 9,5% em outubro deste ano, número formado por 6,3% de ruim e 3,2% de péssimo. Os dados obtidos no estudo consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

O desempenho da pontuação do serviço foi similar à aprovação, retomando os números mais elevados observados no final de 2020. Na pesquisa atual, a Iluminação recebeu 729 pontos e Alto Grau de Satisfação, superando a média das CGPs (711 pontos) e a própria pontuação anterior, de 709 pontos. Entre os 16 serviços avaliados em SBC, a Iluminação se classifica em 3º lugar na análise da INDSAT.

Segundo informações da prefeitura municipal, no início de dezembro foram iniciadas as atividades de modernização do sistema de iluminação da CGP, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio pelo novo sistema de LED. A administração informa que a substituição contempla 30km de extensão do bairro Baeta, além das regiões como Vila Viana, Vila Primavera, Vila Scopel e Vila Tupi. De acordo com informações do portal de notícias da prefeitura, a modernização faz parte do programa Mais Luz, criado em 2020 com previsão de atingir o patamar de 100% do sistema concluído até o fim de 2024. A ação abrange 104 vias da região, o que inclui 984 pontos de LED.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Bernardo do Campo alcance 818.145 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page