top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Iluminação Pública de SJC permanece com pontuação acima da média

Pesquisas classificam serviço como 4º melhor avaliado na CGP


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Serviço obtém alta na aprovação no período de um ano; investimentos no setor anunciam aumento nos pontos de iluminação da cidade. / Foto: Divulgação/PMSJC.

43 pontos acima da média das Cidades de Grande Porte, a Iluminação Pública de São José dos Campos alcançou mais uma vez o patamar elevado nas pesquisas da INDSAT. Superando a pontuação do agrupamento há mais de dois anos, o serviço registrou no início deste ano 748 pontos, acima dos 705 pontos obtidos pelas demais CGPs. Na comparação do mesmo período de 2022 com o estudo atual, a Iluminação saltou 20 pontos nas pesquisas, mantendo o Alto Grau de Satisfação ao longo dos últimos dois anos até a pesquisa mais recente.

A aprovação da Iluminação também aumentou em relação ao mês de janeiro de 2022, considerando os atuais 72,3% obtidos em janeiro deste ano (8% de ótimo e 64,3% de bom). No ano anterior, o serviço recebeu 67,3%, alcançando uma parcela ainda maior de moradores que aprovam o desempenho atual. A pesquisa, realizada com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

As avaliações negativas seguiram a mesma tendência observada na aprovação, com resultados melhores em 2023 que os observados em 2022. A soma de ruim e péssimo deste ano foi inferior ao ano de 2022, considerando 5,5% em janeiro de 2023 e 6,9% em janeiro de 2022. O patamar atual é formado por 4,7% de ruim e 0,8% de péssimo.

Com base nas informações divulgadas pela prefeitura municipal, a expectativa é que as avaliações da Iluminação Pública de São José dos Campos avancem nos próximos meses, levando em conta os recentes investimentos no setor realizados pela administração pública. Segundo dados publicados no portal de notícias da prefeitura, o mês de fevereiro foi marcado pela instalação de 16 novos pontos de iluminação na cidade. De acordo com a nota, o sistema utilizado na cidade é 100% LED, “mas foram detectados que em alguns pontos havia necessidade de aumentar a luminosidade, já que a distância normal dos postes não atingia uma determinada área”. Entre os bairros beneficiados estão locais como o bairro São João, Jardim Santa Maria, Recanto dos Eucaliptos e Jardim América.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Commenti


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page