top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Iluminação Pública de São José dos Campos alcança maior resultado em dois anos

Entrevistados pela INDSAT, 87,8% dos moradores aprovam o serviço público, com taxa positiva mais elevada em todo o período


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Avaliado como 2º melhor serviço da cidade, Iluminação registra resultados elevados nas pesquisas INDSAT. / Foto: Luiz Big/PMSJC.

O serviço de Iluminação Pública de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) tem agradado os moradores entrevistados pela INDSAT. É o que indica pesquisa realizada em abril na cidade, que registrou aprovação de 87,8% (8,2% de ótimo e 79,5% de bom). A taxa positiva é a mais alta em todo o período entre novembro de 2020 ao 2º trimestre desse ano, chegando a avançar 15,5 pontos percentuais em relação ao início de 2023. No comparativo com os meses de abril dos anos anteriores, por exemplo, o patamar também apresentou resultados mais elevados, considerando os 85,2% em 2021 e 74,8% em 2022.

3,2% disseram reprovar o serviço na CGP, com taxas de 1,8% de ruim e 1,3% de péssimo. O indicador, em geral baixo na cidade, apresentou queda em relação à janeiro do mesmo ano (5,5%), assim como na comparação com abril de 2022 (5,4%). Já no mesmo período de 2021 (3%), o patamar atual registra dados similares entre os 600 moradores maiores de 16 anos participantes do levantamento. A margem de erro da pesquisa é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.

No ranking doméstico da INDSAT, que classifica o desempenho dos 16 serviços públicos oferecidos por São José dos Campos, a Iluminação está posicionada em 2º lugar, com 783 pontos e Alto Grau de Satisfação. A nota supera a média das CGPs, de 730 pontos, mantendo o desempenho elevado do serviço em relação à média do agrupamento. Na análise história, a avaliação atual é uma das maiores dos últimos dois anos, logo após os 785 pontos registrados em abril de 2021.

Os resultados indicados no levantamento refletem as mudanças observadas na cidade no começo de 2023, quando a prefeitura municipal realizou a modernização de todo o sistema de iluminação da CGP. Segundo informações da administração municipal, todas as lâmpadas de ruas, avenidas e estradas rurais foram substituídas por luminárias LED, assim como as praças urbanas da cidade.

No levantamento da INDSAT, o cruzamento dos bairros mostra a aprovação dos moradores de acordo com a região da cidade, indicando os locais onde o serviço tem avaliações mais expressivas entre os moradores. Nos arredores do Jardim da Granja, por exemplo, a aprovação da Iluminação Pública chegou a 90,6%. Já no Jardim Pôr do Sol, a rejeição apresentou indicadores mais elevados, com 5,4%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).





Comentários


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page