Iluminação em São Bernardo alcança Alto Grau com 709 pontos
Setor é um dos quatro que receberam Alto Grau de Satisfação na cidade
ABRIL DE 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE
Posicionada em 3º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia 16 serviços públicos de São Bernardo do Campo (Cidade de Grande Porte), a Iluminação Pública tem alcançado bons resultados na CGP, somando 709 pontos e conquistando o Alto Grau de Satisfação.
As avaliações refletem as melhorias que o setor tem recebido em função do programa Mais Luz, plano de ações desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo desde fevereiro de 2020 para modernizar a iluminação da cidade. Em sua primeira fase, o projeto já substituiu 10.400 lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. Para a próxima etapa, a administração prevê a troca de mais 6.000 pontos de luz no mês de junho.
O levantamento realizado pela INDSAT na terceira semana de abril mostra que 58% dos moradores aprovam o setor, soma de 6% de ótimo e 52% de bom. Porém, o número é menor que o registrado em novembro de 2020, quando a aprovação atingiu 65,4%. A rejeição do serviço é de 7,5%, resultado de 5,3% de ruim e 2,2% de péssimo.
Apesar de alcançar o Alto Grau, a nota de São Bernardo (709 pontos) é menor que a média das CGP’s, de 718 pontos. A pesquisa, realizada com 600 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
Para uma análise mais detalhada, a INDSAT dividiu a CGP em sete setores, conforme o mapa abaixo:
Com a divisão dos bairros, é possível observar uma relevante rejeição por parte do setor 3 (Alves Dias, Assunção, Cooperativa e Dos Casa): 15,8% reprova o serviço, sendo 13,9% ruim e 1,9% péssimo.
Já a aprovação é maior no setor 7 (Parque Seleta), com 76,7% de avaliações positivas. De acordo com a Prefeitura, a segunda parte do projeto começará a beneficiar regiões do centro expandido da cidade, uma vez que as principais vias e corredores de maior movimento já receberam a nova iluminação no ano anterior.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Bernardo do Campo alcance 815.109 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments