top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Iluminação de Cosmópolis está entre os melhores serviços da cidade

Na 3ª posição entre os 16 setores públicos avaliados pela INDSAT, Iluminação mantém Alto Grau de Satisfação entre os moradores


JULHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Iluminação detém 63,1% de aprovação em Cosmópolis, com 12,3% de rejeição. / Foto: Divulgação/PMC.

Levantamento realizado em julho pela INDSAT mostra que a Iluminação Pública de Cosmópolis foi avaliada entre os melhores serviços públicos da cidade. Do total de 16 setores analisados pela pesquisa, a Iluminação ocupa a 3ª posição no ranking doméstico da INDSAT, com 699 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores participantes do estudo. A nota obtida no início do 2º semestre pode refletir o anúncio da administração pública em relação à cidade vir a se tornar a primeira da Região Metropolitana de Campinas a contar com sistema 100% LED na iluminação pública, através do programa que estabelece a troca das luminárias antigas de vapor mercúrio e sódio por tecnologia LED. A mudança prevê a troca de 8 mil luminárias na cidade.

Desde novembro de 2020, a satisfação do serviço permanece no Alto Grau nos indicadores da INDSAT. No mesmo período do ano anterior, a nota do serviço registrou 662 pontos nas pesquisas. A média das Cidades de Médio Porte (CMP) é de 714 pontos.

Entre os 400 moradores participantes do levantamento, 63,1% disseram aprovar a Iluminação da cidade. 5,3% de ótimo e 57,8% de bom formam o resultado positivo. O número mostra ligeira queda em relação aos indicadores observados em março deste ano, quando 68,6% avaliaram positivamente a Iluminação de Cosmópolis.

A rejeição atual, de 12,3%, é a soma de 5,8% de ruim e 6,5% de péssimo. O patamar é mais elevado que a pesquisa anterior, quando 9,9% desaprovaram o setor. A metodologia da INDSAT considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Cosmópolis alcance 73.161 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).





Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page