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Guarda Municipal recebe aumento na aprovação em Amparo

Opiniões positivas dos moradores a respeito do serviço aumentam no início do 2º trimestre de 2023


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Entre os 10 melhores serviços da cidade, Guarda Municipal recebe avaliações acima da média do agrupamento, com Alto Grau de Satisfação. / Foto: Divulgação/PMA.

Pesquisa realizada no começo do 2º trimestre de 2023 mostra que a Guarda Municipal de Amparo (Cidade de Pequeno Porte - CPP) registrou aumento na aprovação dos moradores, chegando a 64,3% de avaliações positivas. O resultado de 4,9% de ótimo e 59,4% de bom é superior ao observado no levantamento anterior, de 63,9% em dezembro de 2022, e representa o maior patamar positivo do serviço desde abril de 2021 (68,4%). Desde agosto passado, as taxas de aprovação têm aumentado no levantamento, crescendo gradativamente até atingir o número atual.

A rejeição parece seguir o mesmo caminho de mudanças positivas, diminuindo entre as avaliações dos moradores. O percentual recente, de 7,8% (5,2% de ruim e 2,6% de péssimo), é o mais baixo dos últimos dois anos. Entre o maior resultado obtido na cidade pelo serviço, de 18,9% em maio do ano anterior, e a taxa atual, a mudança é de 11 pontos percentuais.

No indicador INDSAT, que avalia a satisfação em relação ao serviço público, a Guarda de Amparo se classifica em 7º lugar entre os 16 setores analisados na CPP, com Alto Grau de Satisfação. O serviço doméstico atingiu 718 pontos em abril deste ano, maior nota desde os 727 pontos registrados há dois anos na CPP. A nota mantém as avaliações da Guarda de Amparo acima da média do agrupamento, de 692 pontos, situação recorrente ao longo de todo o período avaliado pelas pesquisas. Os dados, que refletem exclusivamente a opinião dos 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pelo estudo, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Assim como observado em diversas cidades do Estado, a Guarda de Amparo tem direcionado sua atenção ao monitoramento de escolas e possíveis ameaças às unidades educacionais. O serviço de videomonitoramento da CPP, por exemplo, tem oferecido reforço aos profissionais nas ruas, visando a segurança de alunos, professores e demais profissionais presentes nos locais, além das operações tradicionais de monitoramento diário da cidade.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Amparo alcance 70.083 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).






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