top of page
  • INDSAT

Guarda Municipal de Bragança Paulista obtém Alto Grau de Satisfação

Com operações de fiscalização e apreensão, serviço se classifica como um dos melhores da cidade


NOVEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Avaliada com aprovação acima de 70%, Guarda registra resultados positivos nas pesquisas da INDSAT. / Foto: Divulgação/PMBP.

Os moradores de Bragança Paulista (Cidade de Médio Porte – CMP) têm registrado considerações positivas a respeito da Guarda Municipal da cidade. Pesquisas desenvolvidas pela INDSAT em novembro de 2022 mostram que entre os 9 serviços públicos analisados pelo estudo, a Guarda recebeu a 4ª melhor avaliação, atingindo o Alto Grau de Satisfação no indicador da instituição. A classificação é resultado dos 723 pontos atingidos pelo setor público, superando a média das demais cidades de agrupamento, de 658 pontos. Esta é a primeira vez que a CMP é avaliada pelos parâmetros da INDSAT, estreando no ranking doméstico com nível elevado de satisfação.

O mesmo cenário foi observado na aprovação da Guarda, que encerrou o ano de 2022 com 71,5% de avaliações positivas (3,3% de ótimo e 68,2% de bom). O resultado pode ser interpretado como apoio dos moradores ao serviço desenvolvido na cidade, como as atividades recentes divulgadas pela prefeitura municipal no inicio de 2023. Na denominada “Operação Gênesis”, forças de segurança do município realizaram ação planejada com objetivo de identificar diversas ocorrências como tráfico, adulteração de veículos e indivíduos procurados pela Justiça. No caso da rejeição do serviço, a soma de ruim e péssimo concluiu as pesquisas de 2022 de 8,7% de avaliações negativas.

O estudo identifica também indicadores de aprovação e rejeição com base no perfil demográfico dos moradores, divididos entre faixa etária, nível de escolaridade, gênero e religião. Dessa forma, a maior aprovação da Guarda foi registrada entre a população de nível de escolaridade fundamental, com 74,5%. Já a rejeição foi mais expressiva entre moradores com mais de 50 anos, com 10% de avaliações negativas. As pesquisas da INDSAT contaram com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Bragança Paulista alcance 166.512 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page