top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Geração de Empregos tem Alto Grau de Satisfação em Nova Odessa

Serviço está acima da média do agrupamento nas pesquisas da INDSAT


JULHO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Indicadores positivos aumentam na CPP enquanto a rejeição diminui; administração municipal aumenta iniciativas no setor. / Foto: Divulgação/PMNO.

Nova Odessa alcançou Alto Grau de Satisfação na Geração de Empregos, superando a média das Pequenas Cidades nas pesquisas do 2º semestre da INDSAT. O serviço atingiu 654 pontos no levantamento, maior desempenho no período entre setembro de 2022 e julho deste ano. Considerando a média de 509 pontos das demais cidades do agrupamento, a Geração de Empregos de Nova Odessa está 145 pontos acima das CPPs.

O aumento na satisfação dos moradores com o setor pode refletir as iniciativas da administração municipal, que desde o ano passado tem anunciado mudanças na cidade. Segundo informações da prefeitura, 13 empresas foram anunciadas no último ano, além da realização do 2º Feirão do Emprego, previsto para o final de setembro. No primeiro evento, cerca de 500 pessoas conseguiram vagas nas empresas da cidade, de acordo com a administração municipal. Os projetos desenvolvidos em Nova Odessa têm atingido desde os jovens no final do Ensino Médio, a partir do programa Novatec (parceria com o Senai, Sesi, Ciesp, Sebrae, Etec, Fatec, CIEE e Sicoob) até artesãos e pequenos ambulantes da cidade, por meio da Feira Noturna.

As avaliações positivas observadas na cidade também aumentaram no último semestre. Em dezembro de 2022, 41,1% dos moradores aprovaram a Geração de Empregos da CPP. No levantamento atual, o número avançou para 42,3% (4,8% de ótimo e 37,5% de bom).

A rejeição caiu no período, considerando 17,7% em dezembro de 2022 e 15,4% em julho deste ano, soma de 10,9% de ruim e 4,5% de péssimo. Os resultados, apontados nas entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Os moradores reunidos por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião indicam que a maior aprovação foi observada entre a população de escolaridade fundamental, com 48,9%. A rejeição foi mais elevada entre moradores de 31 a 50 anos, com 17,5%.

Ainda de acordo com informações da administração municipal, a cidade deve receber em breve o anúncio da inauguração do Poupatempo e outras instituições públicas como Posto Local do Trabalho, Banco do Povo, Sebrae Aqui, Junta Militar e Procon, reunidas na mesma localização.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Nova Odessa alcance 58.945 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).







Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page