Em 4 anos, Administração de São José dos Campos salta de Baixo para Alto Grau de Satisfação

4º Trimestre de 2020



São José tem hoje Alto Grau de Satisfação / Foto: Prefeitura de São José dos Campos

Análise realizada pela INDSAT durante quatro anos indicou que a gestão municipal de São José dos Campos saiu do Baixo Grau de Satisfação no final de 2016 para alcançar Alto Grau de Satisfação no início de 2020. O prefeito reeleito Felicio Ramuth (PSDB) concluiu sua gestão com o maior índice de satisfação já registrado.

As pesquisas apontaram que a primeira evolução foi apresentada já no 1º trimestre de 2017, momento em que Ramuth tomou posse. O então prefeito Carlinhos Almeida (PT) havia deixado a prefeitura com Baixo Grau de Satisfação e 19% de aprovação.

O Grau Médio de Satisfação foi registrado durante 2017, 2018 e 2019, sempre com índices entre 568 e 625 pontos. No final de 2019, por exemplo, a aprovação somava 30%.

No primeiro levantamento realizado pela INDSAT em 2020, a gestão de Ramuth foi contemplada com Alto Grau de Satisfação ao registrar 652 pontos. Até então, esse havia sido o melhor resultado já apresentado. Mas a evolução não parou por aí: a administração pública de São José dos Campos recebeu 655 e 674 pontos nos trimestres seguintes.




Ao final do primeiro mandato, a gestão de Ramuth atingiu 692 pontos. Essas análises constatam, portanto, que as pesquisas trimestrais da INDSAT refletem a percepção da população, que escolheu o prefeito de São José dos Campos para continuar o mandato na cidade.

Além de São José, outras 9 maiores cidades do Estado de São Paulo fazem parte da cobertura da INDSAT. O instituto acompanha a opinião dos moradores em relação à administração municipal e também sobre 16 serviços públicos prestados nos municípios, como Coleta de Lixo, Abastecimento de Água e Iluminação Pública, por exemplo.

No grupo das 10 maiores cidades do Estado, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo e Osasco foram os municípios que fecharam o ano de 2020 com Alto Grau de Satisfação no quesito administração pública e conseguiram reeleger seus prefeitos já no primeiro turno.

Das quatro cidades em questão, três prefeitos são tucanos. Em São José, Felicio (PSDB) se reelegeu com 58,21% dos votos válidos; em Santo André, Paulo Serra (PSDB) foi reeleito com 76,85%. Já Orlando Morando (PSDB) permanece por mais um mandato à frente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, após receber 67,28% dos votos. Osasco reelegeu Rogério Lins, do Podemos. (Leia mais em https://www.indsat.com.br/single-post/100-dos-prefeitos-com-alto-grau-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o-no-indsat-se-reelegeram-ou-elegeram-seus-sucessores)

Em destaque
Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"