top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Educação retoma evolução em São Bernardo do Campo

Avaliação do setor aumenta 109 pontos no ranking INDSAT


OUTUBRO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Mudanças expressivas são observadas nos índices de aprovação e rejeição do serviço. / Foto: Divulgação/PMSBC.

Estudo da INDSAT desenvolvido em outubro em São Bernardo do Campo apresentou uma mudança na pontuação da Educação Municipal, recuperando o desempenho superior do serviço na Cidade de Grande Porte e saltando 109 pontos em relação às pesquisas anteriores. Atingindo 632 pontos, o setor registrou aumento no comparativo com os resultados obtidos no final de 2020 (595 pontos) e no início de 2021 (523 pontos), ultrapassando a média das CGPs (573 pontos) e se classificando em 7º lugar entre os 13 serviços públicos avaliados no ranking doméstico da INDSAT. A nota concede à Educação Grau Médio de Satisfação nos indicadores da pesquisa.

A evolução foi refletida na aprovação do serviço, que fechou o levantamento de outubro com 40% de considerações “ótimas” e “boas”. O patamar atual representa salto de mais de 18 pontos percentuais em relação ao mês de abril de 2021, quando as avaliações positivas chegaram a 21,9%. Para o desenvolvimento da pesquisa, 600 moradores maiores de 16 anos foram entrevistados. Os dados obtidos consideram margem de erro de 4%, com intervalo de confiança de 95%.

O desempenho da rejeição apresentou mudanças ainda mais expressivas, caindo de 42,7% em abril do ano anterior para 19,9% em outubro deste ano. As opiniões são distribuídas entre 11% de “ruim” e 8,9% de “péssimo”.

Em comunicado divulgado no início de outubro no portal da prefeitura municipal, a administração pública anunciou a abertura de edital para a realização de concurso público visando a contratação de 527 profissionais para 25 cargos na Secretaria da Educação. Entre as vagas divulgadas, estão cargos como auxiliar em educação, inspetor de alunos, professor de Educação Básica, coordenador pedagógico, diretor escolar, nutricionista e psicólogo. Segundo o prefeito da CGP, este é mais um concurso importante com o objetivo “de valorizar o servidor público municipal (...) e reforçar nossos serviços voltados à população, neste caso a Educação, que vem sendo transformada nos últimos anos”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Bernardo do Campo alcance 818.145 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page