top of page

Educação registra média com Alto Grau de Satisfação nas CMPs

Há um ano, setor mantém média elevada de satisfação nas cidades contempladas pelas pesquisas

Considerando as avaliações da Educação Pública obtidas pela INDSAT nas pesquisas entre as Cidades de Médio Porte do Estado de São Paulo, a média da Educação registrou Alto Grau de Satisfação no levantamento geral da instituição. Com destaque para algumas cidades como Itaquaquecetuba, Paulínia e Mairiporã, que atingiram nota acima da média do agrupamento, a média da Educação das CMPs avaliadas pela INDSAT mantém a satisfação elevada nas pesquisas, com resultados baseados na percepção dos moradores. Outro destaque positivo foi observado nas avaliações realizadas em Indaiatuba, chegando ao Grau de Excelência nas pesquisas.

O desempenho médio de Alto Grau de Satisfação no setor já é observado há pelo menos um ano, considerando os intervalos entre os meses de março de 2024 a 2024, maio de 2023 a 2024 e junho de 2023 a 2024. Em cidades como Indaiatuba, a frequência observada em relação ao Alto Grau de Satisfação é ainda maior, considerando todo o período entre novembro de 2020 a março de 2024. O período também marca registros de Excelência, como no final de 2021 e 2023.

Com incentivo do governo estadual, a Educação Pública de 365 cidades paulistas terão acesso à plataforma Elefante Letrado, através de convênio, para "aprimorar o desenvolvimento da fluência leitora no processo de alfabetização em sala de aula", segundo informações da Secretaria de Educação do Estado. Ainda de acordo com o portal de notícias oficial, a iniciativa deve beneficiar por volta de 1 milhão de alunos, integrando a nova etapa do programa Alfabetiza Juntos SP. O uso da plataforma, já realizado pela rede estadual, oferece aos alunos da rede municipal o acesso ao acervo de 500 títulos literários, além de provas online de fluência leitora para todos os anos do Ensino Fundamental.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itaquaquecetuba alcance 372.001 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP)







Kommentare


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page