top of page
  • INDSAT

Educação recebe Alto Grau de Satisfação em Bragança Paulista

Avaliada entre os melhores serviços da cidade, pontuação ultrapassa média da CMPs


NOVEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Programa de incentivo à Educação por meio de tecnologia aplicado na cidade é referência nacional no setor. / Foto: Divulgação/PMBP.

A Educação Municipal de Bragança Paulista se classificou entre os melhores serviços da Cidade de Médio Porte (CMP). O resultado, obtido pelas pesquisas da INDSAT, posiciona o setor em 2º lugar entre os 9 serviços públicos considerados no levantamento, que conta com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. A partir da pontuação, a Educação atinge o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas, superando a média das demais cidades do agrupamento, de 649 pontos.

As pesquisas também indicam a aprovação do serviço público entre os entrevistados. Na avaliação geral, a Educação agradou 76% dos moradores participantes do estudo, somando taxas de 8,8% de ótimo e 67,2% de bom. O número supera os resultados da rejeição, que registraram apenas 2,6% de avaliações negativas na INDSAT. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre a população dividida por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Educação da CMP foi registrada entre moradores com mais de 50 anos, chegando a 85,8%. No caso da rejeição, os indicadores foram mais altos entre a população de ensino superior, com 7,2%.

Os resultados positivos do serviço refletem os incentivos realizados na Rede Municipal, que tem se tornado referência nacional através da utilização de recursos tecnológicos na programação de ensino. O projeto “Bragança Paulista: Conectando Aprendizagens”, parceria entre a prefeitura da CMP e a empresa Faz Educação, tem aplicado práticas tecnológicas nas escolas municipais da cidade com o objetivo de promover desenvolvimento digital e incentivar a aprendizagem. De acordo com a prefeitura municipal, de forma sucinta, o programa contempla a distribuição de tablets com conteúdos e aplicativos incentivando o estudo, visando “atender as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Bragança Paulista alcance 166.512 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page