top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat.png
  • INDSAT

Educação Municipal de Santa Isabel conquista Alto Grau de Satisfação

Pela primeira vez, setor atinge satisfação elevada entre os moradores da CPP


MARÇO DE 2023 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Projetos de ensino diferenciado e atenção à inclusão são o foco do setor para os próximos meses. / Foto: Divulgação/PMSI.

Cidade integrante do agrupamento de Pequeno Porte, Santa Isabel teve a Educação Municipal avaliada com Alto Grau de Satisfação pela primeira vez em março deste ano. O índice de satisfação do serviço é analisado na cidade desde junho de 2022, baseado exclusivamente na opinião dos moradores da CPP. Ao atingir 668 pontos no 1º trimestre deste ano, o serviço passa do Grau Médio de Satisfação ao próximo nível, conquistando a maior pontuação do período.

O avanço aproxima a pontuação de Santa Isabel da média das demais CPPs, que registraram em março 712 pontos na INDSAT. O desempenho classifica a Educação em 6º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade.

De modo geral, as avaliações do serviço evoluíram no levantamento. A aprovação obtida entre os 400 moradores entrevistados chegou a 44%, maior patamar observado na CPP. O resultado supera os números coletados no final do ano anterior (41,6%), assim como os indicadores positivos de junho (28,4%) e setembro (26,8%) do mesmo ano.

As pesquisas mostram que entre a análise da Educação Municipal, atualmente 9,3% dos moradores reprova o serviço. O número, formado por 5,4% de ruim e 3,9% de péssimo, é menor que o obtido nos estudos realizados em 2022, quando a rejeição do setor chegou a 26,5% em junho. De lá pra cá, as taxas caíram entre os entrevistados, registrando 21,2% em setembro e 12,6% em dezembro.

Para os próximos meses, a Secretaria de Educação tem como programação implantar novas temáticas na Rede Municipal de Ensino, contemplando projetos diferenciados de ensino de matemática. A proposta tem como objetivo promover o aprendizado matemático e financeiro, por meio de jogos, atividades lúdicas e problematizações. De acordo com as notícias divulgadas pelo site da prefeitura municipal, o setor também tem ampliado o trabalho de educação especial e inclusiva na rede municipal, preparando profissionais pedagógicos para oferecer suporte tanto aos alunos quanto às famílias.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Santa Isabel alcance 55.787 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page