top of page
  • INDSAT

Educação Municipal de Piracicaba ultrapassa pontuação das Grandes Cidades

20 pontos acima da média, serviço registra melhor desempenho no período entre julho de 2022 e abril deste ano


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Educação está entre os 10 melhores serviços de Piracicaba. / Foto: Divulgação/PMP.

Entre as Cidades de Grande Porte avaliadas pela INDSAT, Piracicaba se destacou pelo desempenho da Educação Municipal obtido em abril deste ano. Com 624 pontos, o serviço registrou a maior pontuação no período entre julho de 2022 e abril de 2023, ultrapassando a média das CGPs, de 604 pontos, e se classificando em 7º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT. A nota manteve o índice de satisfação do setor no Grau Médio no levantamento, considerando a opinião de 600 moradores maiores de 16 anos participantes da pesquisa.

Em evolução desde a metade do ano anterior, o serviço registrou avanço consecutivo nos resultados avaliados na cidade.

O levantamento mostrou aumento relevante nas avaliações positivas da Educação, que saltaram de 28,9% em janeiro para 40,8% em abril. O número é formado por 7% de ótimo e 33,8% de bom. Na análise do serviço na cidade, os resultados chegaram a 18,4% em outubro do ano anterior. A margem de erro da pesquisa é de 4%. O intervalo de confiança é de 95%.

Com mudanças menos expressivas, a rejeição indicou ligeiro aumento entre o início de 2023 e o momento atual, registrando 23,2% em janeiro e 24,5% em abril. 12,9% dos entrevistados classificam o serviço como "ruim" enquanto 11,6% opinam como "péssimo". Em julho de 2022, os números chegaram a 35,5% na INDSAT.

Na pesquisa entre os moradores, divididos por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Educação foi observada entre a população evangélica, com 46,3% de avaliações positivas. A população de nível de escolaridade fundamental registrou a maior taxa de rejeição na INDSAT, com 28,5% de ruim e péssimo.

Informações obtidas no site da prefeitura municipal mostram que oficinas de teatro em parceria com empresas de região tem sido realizadas nas escolas municipais. O projeto Aluno Tutor, que visa o ensino das tecnologias da plataforma Google for Education, também foi concluído entre os alunos participantes do programa, matriculados em 19 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal.


Metodologia O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page