6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Educação melhora em Piracicaba, mas pasta tem novo secretário

Com índice superior à média das CGPs, Educação Municipal alcançou 35,2% de ótimo e bom frente à 24,5% registrado em novembro


MAIO de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Ferrato reassume a Secretaria de Educação em momento de melhora nos índices / Foto: Felipe Ferreira - PMP

O salto de mais de dez pontos percentuais nas avaliações sobre a Educação Municipal em Piracicaba (Cidade de Grande Porte) chamou a atenção no levantamento realizado pela INDSAT na primeira semana de maio. Em novembro de 2020, a aprovação do serviço era de 24,5%. Em maio deste ano, o número saltou para 35,2%.

As taxas de aprovação do setor, que vem crescendo desde o ano anterior, são ainda mais relevantes neste momento, uma vez que na última semana foi anunciada uma mudança na gestão da Secretaria de Educação, comandada agora pelo vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM). A autoridade já havia assumido o posto entre os anos de 2009 e 2012, seguida de sua eleição como prefeito entre 2013 e 2016. Hoje, o maior desafio do novo secretário é manter os índices em evolução.

Educação em Piracicaba está com nota acima da média das CGPs

Atualmente, o setor está em 10º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços da cidade. A taxa de rejeição é 26,2%, soma de 8,2% ruim e 17,9% péssimo. De acordo com as declarações feitas pelo prefeito Luciano Almeida (DEM), o maior desafio neste momento é a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas, uma vez que a população está dando continuidade a vacinação de seus moradores.

O levantamento dos índices de satisfação foi realizado com 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba alcance 391.464 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes