top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Educação de Santo André retoma avanço na satisfação

Serviço registra maior pontuação na cidade em mais de dois anos


CIDADE DE GRANDE PORTE - ABRIL DE 2023

Avaliações positivas do serviço alcançam maior taxa nas pesquisas da INDSAT, superando mesmo período do ano anterior. / Foto: Divulgação/PMSA.

Pesquisa desenvolvida em abril de 2023 mostrou que a Educação Pública Municipal de Santo André (Cidade de Grande Porte - CGP) retomou avanço na pontuação do serviço, registrando resultados mais elevados em mais de dois anos de estudos na cidade. A Educação recebeu 630 pontos na INDSAT, superando tanto o levantamento anterior, de janeiro (584 pontos), como os números registrados pelas pesquisas em todo o período entre abril deste ano e novembro de 2020.

A avaliação do serviço em relação à média das demais CGPs apresentou diversas variações nos últimos dois anos. No levantamento mais recente, a Educação de Santo André ficou abaixo da média observada nas Grandes Cidades (668 pontos). Já nas pesquisas de janeiro deste ano, o serviço municipal superou os resultados do agrupamento, considerando os 584 pontos de Santo André e os 577 das demais CGPs. A situação pode ser observada em todo período entre novembro de 2020 a abril deste ano, mas a satisfação da cidade manteve o Grau Médio em todas as pesquisas desenvolvidas com os moradores.

Além dos patamares elevados obtidos na pontuação, as avaliações positivas da Educação superaram os indicadores passados, registrando a maior aprovação da Educação na cidade. Os resultados chegaram a 40,9%, formados por 3,3% de ótimo e 37,6% de bom. O número atual representa salto expressivo em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a Educação recebeu 17,4% de aprovação nos índices de abril de 2022. Assim como a evolução do ano anterior, as avaliações positivas atuais são mais elevadas que as observadas em janeiro deste ano, quando o serviço obteve 32,5% nas pesquisas com os 600 moradores participantes do estudo.

Na rejeição, a taxa atual indica queda nas avaliações, alcançando 20,5% de ruim e péssimo. Assim como nos índices de aprovação, o patamar atual representa mudança relevante no setor, registrando o menor resultado negativo em todo o período avaliado na CGP. Os números consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre as novidades anunciadas pela prefeitura no setor, a Educação do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental passa a contemplar aulas de robótica, abrangendo cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal. O objetivo é preparar os alunos para o futuro tecnológico, trabalhando habilidades e conteúdos previstos no Documento Curricular do sistema municipal de ensino.


Metodologia O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM e PÉSSIMO obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Santo André alcance 695.496 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).




Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page