top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Educação de São José dos Campos supera a média das Grandes Cidades

Dados obtidos pela INDSAT indicam Grau Médio de Satisfação no setor


SETEMBRO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Desempenho do setor alcança 624 pontos; incentivo no programa Escola 5.0 pode refletir na avaliação dos moradores. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Pesquisa realizada em setembro pela INDSAT aponta a Educação Municipal de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP) com desempenho superior à média agrupamento, atingindo distância de 68 pontos em relação às demais CGPs. A nota do serviço recebeu 624 pontos no levantamento com 600 moradores maiores de 16 anos, mantendo o Grau Médio de Satisfação nos índices de referência. As avaliações posicionam a Educação de São José dos Campos em 11º lugar entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT.

O cenário observado na aprovação da Educação registrou mudanças menos favoráveis nas pesquisas, indicando queda entre o 1º e 2º semestre deste ano. Nas pesquisas anteriores, realizadas em abril e julho, as avaliações positivas do serviço atingiram 47,3% e 46,7%, respectivamente, caindo para atuais 36,5% em setembro. A taxa é formada por 5,1% de “ótimo” e 31,5% de “bom”. Com mudanças menos expressivas em relação aos índices de aprovação, a rejeição da Educação aumentou no período, registrando 16,6% em abril, 18,1% em julho e 19,1% em setembro, com 8,7% de “ruim” e 10,4% de “péssimo”. Os resultados apresentados consideram margem de erro de 4%. O intervalo de confiança é de 95%.

No mês de setembro, mais uma escola da CGP recebeu o selo Escola 5.0, programa lançado em 2021 com o objetivo de consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal. Segundo a prefeitura, o projeto visa um novo modelo educacional “em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino”, promovendo atividades mais dinâmicas e interativas. Desta vez, a escola contemplada com o selo 5.0 foi a Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão, localizada no bairro Vila Industrial, que recebeu uma nova sala de artes equipada para beneficiar 660 alunos atendidos diretamente por 37 professores. De acordo com as informações da prefeitura, a instalação é a sétima da rede de ensino municipal com o certificado do programa.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



ความคิดเห็น


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page