top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Educação de São José dos Campos alcança novo patamar de satisfação

Após período de mais de 2 anos, serviço registra pontuação superior na INDSAT


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Avaliações positivas do serviço também aumentaram no período, chegando ao maior patamar em abril deste ano. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Refletindo os investimentos realizados na Educação Pública de São José dos Campos, o serviço registrou novo patamar nas avaliações de satisfação da INDSAT desenvolvidas em abril deste ano, alcançando 719 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores entrevistados. A nota obtida pela Educação da Grande Cidade permaneceu acima da média das CGPs, de 578 pontos, representando a maior pontuação alcançada pelo serviço de SJC em mais de 2 anos. A mudança positiva, observada ainda em janeiro, indica satisfação dos moradores em relação à Educação da cidade, que passou por algumas mudanças nos últimos meses. Entre as mais relevantes estão a escola na zona rural da cidade e o constante investimento em tecnologia, possibilitando acesso à educação para alunos de regiões mais afastadas e novas possibilidades de aprendizado interativo.

Nos resultados obtidos pela INDSAT, as avaliações atuais da Educação superam o mesmo período de 2021 (628 pontos em abril, com Grau Médio de Satisfação) e 2022 (663 pontos, com Alto Grau de Satisfação), chegando ao maior número em todo o período entre novembro de 2020 e abril deste ano. Assim como o desempenho atual, a nota de SJC se manteve acima da média em todo o intervalo destacado. Entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT, a Educação se classificou em 8º lugar no levantamento.

O mesmo avanço foi registrado na aprovação do serviço, que saltou de 47,3% em abril de 2022 para atuais 66,7%. Com considerações distribuídas entre 8,2% de ótimo e 58,4% de bom, o patamar também supera o mesmo período de 2021, quando 49,9% aprovaram o setor. Entre novembro de 2020 a abril de 2023, a aprovação registrada na pesquisa recente é o mais elevado do período, superando a alta de outubro de 2021.

Entre as opiniões negativas da Educação, 10,1% dizem reprovar o serviço de São José dos Campos, índice menor que o registrado no ano anterior (16,6%). Além da queda registrada em outubro de 2021 (9,6%), esse é o menor resultado negativo obtido na CGP em relação ao serviço público.

Na evolução dos principais problemas da CGP apontados pelos moradores, a Educação chegou a representar em julho de 2021 7,5% do total indicado na cidade. Atualmente, o serviço representa 2,3% dos indicadores presentes nas pesquisas. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page