Educação de Amparo alcança a maior aprovação dos últimos dois anos
Registrando salto de mais de 25 pontos percentuais, segmento avança nas pesquisas da INDSAT
DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE
Mais da metade da população passou a aprovar a Educação Municipal de Amparo entre os meses de setembro e dezembro de 2022. A mudança, representada pelo salto de 33,3% de ótimo e bom em setembro para atuais 59,5% em dezembro, registra melhorias no setor da Cidade de Pequeno Porte (CPP), atingindo o maior patamar positivo da Educação tanto em 2022 como no período entre abril de 2021 e dezembro do ano anterior. Formada por 6,1% de ótimo e 53,4% de bom, a taxa obtida entre os moradores participantes da pesquisa representa aumento de 26,2 pontos percentuais.
No mesmo período, a rejeição da Educação sofreu queda na CPP, de 17,3% em setembro para atuais 10,1%. Assim como observado na aprovação, a taxa se destaca na pesquisa, desta vez por representar o menor resultado de 2022 e do intervalo entre abril de 2021 e dezembro de 2022. O estudo considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
A satisfação dos 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pela pesquisa também registrou alterações positivas, saltando de 611 pontos e Grau Médio de Satisfação para atuais 707 pontos e Alto Grau de Satisfação. O patamar atual ultrapassa a média das CPPs, de 679 pontos, alcançando a maior pontuação do período analisado. Entre os 16 serviços públicos considerados no levantamento, a Educação se classificou em 8º lugar no ranking doméstico da INDSAT.
Entre as atividades divulgadas pela prefeitura municipal, o ano de 2023 começou com diversas mudanças no segmento, contemplando desde a inauguração de duas novas unidades nos bairros Jardim Camandocaia e Residencial Quintas de São Thiago, bem como melhorias nas estruturas já existentes, realizando a manutenção de todas as escolas municipais da CPP. A manutenção inclui desde pintura e revitalização de estruturas até a instalação de câmeras de monitoramento.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Amparo alcance 70.083 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments