top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Cultura de SJC se mantém como melhor do Estado há mais de 2 anos

Reconhecida pela 3ª vez como Capital Cultural, CGP se destaca das demais cidades do agrupamento


SETEMBRO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

No balanço dos resultados de 2022 obtidos pela INDSAT, os serviços avaliados em São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP) se destacaram pelo desempenho observado ao longo do ano, em muitos casos superando os patamares registrados em 2021. Na Cultura de SJC, por exemplo, os números observados em 2022 ultrapassaram os dados dos anos anteriores, chegando a 678 pontos em abril deste ano e encerrando as pesquisas de setembro com 667 pontos, Alto Grau de Satisfação e 8º lugar entre os 16 serviços analisados na CGP. Assim como em todo o período entre novembro de 2020 e setembro de 2022, a Cultura de SJC permaneceu como melhor avaliada entre todas as Grandes Cidades do Estado, encerrando este ano acima da média do agrupamento, de 637 pontos.

Os números positivos destacados nas pesquisas da INDSAT estão alinhados com os resultados de Capital Cultural do Estado, título recebido por SJC em novembro de 2022 pelo terceiro ano consecutivo. A premiação acontece no mesmo ano em que a cidade sedia a Virada Cultural SP, reconhecendo os investimentos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que tem atuado ativamente no segmento. Em janeiro de 2020, a CGP recebeu o título pela primeira vez, após a retomada da Virada SP em 2019.

Em 2022, a cidade recebeu uma intensa agenda cultural através de atrações como as edições do Museu Vivo, o projeto Versáteis Hip Hop e o Bar de Quinta, por exemplo. O ano também foi marcado pelo aniversário de 255 anos de SJC, oferendo programação repleta de shows musicais, sessões de cinema, programação infantil e demais atividades comemorativas para a população. Além da agenda cultural, o segmento investiu na reforma de três casas culturais da CGP, que prevê a manutenção de pisos, telhados, pinturas, entre outros serviços. Segundo informações da prefeitura municipal, o objetivo da reforma é a melhoria no atendimento e bem-estar da população.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page