top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png

Cultura de São José dos Campos é aprovada por 70,5% da população

Com programação cultural ativa, segmento registra aprovação em alta na CGP


JANEIRO DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Programação cultural disponibiliza eventos para toda a população, com opções lazer até projetos educacionais. Foto: Paulo Amaral/FCCR

As avaliações positivas a respeito da Cultura de São José dos Campos chegaram a 70,5% no levantamento da INDSAT realizado no início de 2024. O número representa a parcela da população que aprova o segmento da Grande Cidade, entre o total de 600 moradores entrevistados pelo estudo. A taxa obtida em janeiro deste ano indica o maior patamar positivo relacionado à Cultura em mais de 3 anos, superando em 25,2% os resultados registrados no mesmo período de 2023. 1,9% de ótimo e 68,5% de bom formam o total positivo, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

No mesmo período, a rejeição caiu na Cidade de Grande Porte, chegando a 4,7%. A mudança é de 8,3% em relação aos dados do ano anterior (13%). O resultado atual é a soma de 3,5% de ruim e 1,2% de péssimo.

Na análise geral do segmento, a Cultura obteve 733 pontos e Alto Grau de Satisfação na INDSAT, refletindo a percepção dos moradores a respeito da programação cultural realizada na CGP. 4º lugar entre os 16 serviços públicos de São José dos Campos, a Cultura ficou acima da média das Grandes Cidades, de 698 pontos, representando o maior patamar do segmento em mais de 3 anos. A programação de espaços como Museu do Folclore, Cine Santana, Casa de Cultura e demais locais destinados à população podem refletir nas avaliações observadas pela INDSAT, uma vez que oferecem aos moradores diversidade de eventos, contemplando diferentes idades e gostos culturais. Oficinas como "Arte nos Bairros" disponibilizam para crianças, jovens e adultos oportunidade de aprender diversas linguagens artísticas, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que São José dos Campos alcance 728.910 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

 

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page