6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Cresce aprovação do Trânsito em Piracicaba; rejeição ainda é alta

Aprovação salta de 16,4% para 29,6% e rejeição cai de 56,1% para 39,8%


MAIO de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Piracicaba foi selecionada para a rede de cidades paulistas comprometidas com o Trânsito Seguro / Foto: Divulgação PMP

Em pesquisa realizada pela INDSAT na primeira semana de maio, os moradores de Piracicaba (Cidade de Grande Porte) mostraram crescente aprovação em relação ao trânsito da cidade. De acordo com os dados, a aprovação do serviço público saltou de 16,4% em novembro de 2020 para 29,6% em maio deste ano. A cidade conquistou 554 pontos no ranking INDSAT, nove pontos acima da média das Cidades de Grande Porte (545 pontos). Realizada com 600 moradores maiores de 16 anos, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa classifica o Trânsito de Piracicaba com Grau Médio de Aprovação.

Satisfação com o trânsito apresentou significativa melhora entre novembro de 2020 e maio de 2021

Entretanto, de acordo com o estudo, a reprovação dos moradores em relação ao serviço continua alta, alcançando 39,8% de rejeição, sendo 24,8% de ruim e 15% de péssimo. Apesar do patamar elevado, a taxa de rejeição apresentou queda em relação ao quarto trimestre de 2020, quando 56,1% dos entrevistados mostravam descontentamento com o setor. Atualmente, o Trânsito da cidade ocupa o 12º lugar no ranking doméstico da INDSAT, ou seja, a classificação que compreende todos os 16 serviços públicos avaliados em Piracicaba.

Como indicado nas pesquisas da INDSAT, as mudanças observadas pelos moradores no trânsito também devem atender à recente entrada de Piracicaba no projeto “Ruas Completas SP”, programa que reúne 20 municípios paulistas comprometidos com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito.

As informações incluídas no portal da Prefeitura de Piracicaba relatam que a administração da cidade, através da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito), deve implementar ações com foco em controle de velocidade, por meio de redesenho da infraestrutura urbana.

Até o momento, a secretaria também realizou obras como remodelação de avenidas, recuperação de pavimentos e viadutos e pesquisas com objetivo de ampliar o sistema cicloviário da cidade. Além do projeto, as melhorias também colaboram com o programa internacional “Maio Amarelo”, que tem como objetivo intensificar campanhas educativas visando a redução de acidentes de trânsito e a preservação da vida.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


A cidade de Piracicaba foi incluída pela INDSAT entre as Cidades de Grande Porte (CGP) considerando a projeção do IBGE para 2020, que é de 407.252 habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba possa sofrer uma retração de sua população e fechar o ano com população inferior a 400 mil habitantes.



Recentes