top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Com tendências de crescimento, aprovação da Educação aumenta em Hortolândia

Soma de ótimo e bom tem aumentado nas últimas pesquisas; aprovação atual é de 39,4%


SETEMBRO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação do serviço salto de 31,4% em março para 39,4% em setembro. / Foto: Divulgação/PMH

Após presenciar queda na aprovação entre os meses de novembro de 2020 a março deste ano, a aprovação da Educação de Hortolândia (Cidade de Médio Porte) tem apresentado evolução nas pesquisas da INDSAT realizadas em setembro. Com atuais 39,4% (3,6% de ótimo e 35,8% de bom), a taxa registrou salto em relação aos meses de março (25,3%) e junho (31,4%), se aproximando da porcentagem obtida em novembro de 2020 (42,6%).

O cenário observado na rejeição reúne mudanças menos favoráveis, atingindo patamares mais altos: na pesquisa atual, a reprovação da Educação fechou em 24,4% de ruim e péssimo, mais que o número observado em junho (23,8%) e menor que o consolidado de março (29,8), mas distante dos 11,5% registrados em novembro do ano anterior. Os dados, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

No desempenho geral do serviço, a pontuação da Educação tem voltado a aumentar desde o começo deste ano, alcançando 559 pontos em março, 591 pontos em junho e 605 pontos no levantamento atual de setembro, mas manteve o Grau Médio de Satisfação. A somatória ficou abaixo da média das CMPs, de 649 pontos, e classificou o setor em 9º entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT na cidade.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, algumas ações foram realizadas ao longo do ano visando auxiliar o período de aulas remotas, como foi o caso da distribuição 200 Chromebooks (notebook com sistema operacional diferenciado), realizada em fevereiro. Além da entrega programada para o início do ano, novos aparelhos foram destinados às escolas municipais no mês de novembro com o objetivo de apoiar a retomada às aulas presenciais, desta vez por meio da distribuição de 59 computadores (monitor, mouse, teclado, CPU e mousepad), que devem beneficiar diretamente 26 mil alunos da rede municipal.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page