top of page
  • INDSAT

Com pequena variação, Qualidade da Água de Santo André mantém Alto Grau

Pesquisas mostram oscilações nas avaliações do setor; rejeição volta a subir


OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Secre
Serviço tem 64,6% de aprovação e 10,1% de rejeição. / Foto: CulturAZ/Secretaria de Cultura de Santo André.

As avaliações obtidas pela INDSAT através dos moradores de Santo André (Cidade de grande Porte) em relação à Qualidade da Água revelaram mudanças na aprovação do setor. No período de novembro de 2020 até outubro deste ano, a soma de ótimo e bom registrou oscilações, atingindo patamares mais baixos em novembro (53,1%) e mais altos em abril (70,6%) e julho (70,5%), presenciando nova queda na aprovação em outubro (64,6%.) A rejeição, que já chegou a 14,1% em novembro, caiu para 9,8% em abril e 4,7% em julho, mas voltou a subir em outubro, com 10,1% (5,7% de ruim e 4,4% de péssimo). Porém, o resultado ainda mantém o serviço com Alto Grau de Satisfação.


As mudanças observadas tanto na aprovação como na rejeição foram acompanhadas de ligeira queda no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos da cidade: em julho, o setor foi considerado o 2º melhor avaliado na cidade; no levantamento realizado em outubro, a classificação caiu para o 4º lugar, registrando 706 pontos e Alto Grau de Satisfação, mas ficando abaixo da média das CGPs, de 719 pontos

O estudo da INDSAT, realizado na segunda semana de outubro, reúne entrevistas realizadas com 600 moradores de Santo André maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santo André alcance 694.681 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).




Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page