7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Com melhorias em estrutura, Abastecimento atinge 70,2% de aprovação de Arujá

Avaliações positivas do serviço registram aumento expressivo na cidade


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Pesquisas indicam melhora nas avaliações do serviço em Arujá. Prefeitura e Sabesp entregam novo reservatório de água para cidade. / Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo.

70,2% de aprovação, 2º melhor serviço entre os 16 setores públicos avaliados na cidade, Alto Grau de Satisfação e 729 pontos. Estes são os resultados obtidos por Arujá (Cidade de Pequeno Porte - CPP) nas pesquisas da INDSAT, destacando a evolução do serviço e seu desempenho nas avaliações dos 400 moradores participantes da análise realizada na CPP. Como um dos principais destaques a respeito do serviço, a aprovação de 70,2% (4,5% de ótimo e 65,7%) representa aumento em relação às pesquisas de fevereiro, quando o Abastecimento foi avaliado positivamente por 57,2%. O número atual também é superior aos resultados de outubro de 2021, com aprovação de 68,1%.

Com números menores em relação aos últimos dois levantamentos, a rejeição do Abastecimento registrou a segunda menor taxa do período entre junho de 2021 a abril deste ano, alcançando 8,1% avaliações negativas (5,8% de ruim e 2,3% de péssimo). Nos meses anteriores, a reprovação do setor aumentou de 4,3% em junho para 8,4% em outubro de 2021 até 10,9% em fevereiro deste ano, atingindo números mais baixos nas pesquisas atuais. Nos estudos da INDSAT nas cidades contempladas pelas pesquisas, os dados obtidos consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Outro destaque sobre o Abastecimento de Arujá é sua posição no ranking doméstico da INDSAT, que analisa os 16 setores públicos da cidade. Na avaliação, o serviço se classificou em 2º lugar, com 729 pontos e Alto Grau de Satisfação, registrando aumento na pontuação observada no levantamento de fevereiro (702 pontos). A evolução aproxima a cidade da média das demais CPPs, de 784 pontos.

No mês de fevereiro, a prefeitura municipal em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) anunciou a entrega do novo reservatório de água para a cidade. Segundo informações da administração pública, a nova estrutura é a maior da América Latina no seu formato, com capacidade para 13 milhões de litros de água, representando aumento na capacidade de reserva em 260%. De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, a nova estrutura tem como objetivo aumentar a segurança no abastecimento da população, “preparando Arujá para o crescimento populacional e contribuindo para o fim da falta de água, especialmente nos períodos de maior consumo”. A administração informou ainda que o novo reservatório será interligado ao sistema já existente, com capacidade de 5 milhões de litros.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Arujá alcance 89.744 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon