top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Com investimento na frota e tecnologia em teste, Transporte Público de SJC retoma Alto Grau

20 novos veículos "tradicionais", 12 VLPs e teste de novo modelo elétrico são algumas das novidades do último trimestre na Grande Cidade


OUTUBRO DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Indicadores positivos do serviço voltam a subir; pontuação supera média das Grandes Cidades. / Foto: Adenir Britto/PMSJC.

O Transporte Público de São José dos Campos registrou novo avanço na INDSAT. O setor saltou do Grau Médio de Satisfação no último trimestre para Alto Grau entre os moradores, mantendo pontuação acima da média das Grandes Cidades. Com 651 pontos, o serviço retoma a satisfação elevada observada no início do ano. A média do agrupamento é de 613 pontos.

Classificado em 13º lugar entre os 16 serviços públicos considerados pela INDSAT na cidade, o Transporte de SJC registrou diversas mudanças no desempenho do serviço na CGP. Segundo informações da prefeitura municipal, no último trimestre o setor realizou testes de novo modelo de ônibus elétrico em parceria com a Eletra Industrial, renovou a frota de veículos e ampliou a oferta de viagens.

As mudanças podem ter refletido nas avaliações positivas dos moradores, que indicaram aprovação do Transporte na casa dos 52,4% (6% de ótimo e 46,4% de bom). O resultado representa uma das maiores aprovações do serviço na cidade em 2023, superado apenas pela marca de 52,6% em janeiro do mesmo ano. O patamar atual é relevante na análise do serviço, considerando a queda de 51,2% em abril para 40,7% em julho deste ano.

A rejeição, que aumentou no início do 2º semestre (30,7%), diminuiu novamente em outubro, registrando 23% de desaprovação dos entrevistados. O indicador é formado por 13% de ruim e 10% de péssimo. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 600 moradores maiores de 16 anos.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).







Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page