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  • INDSAT

Com Alto Grau de Satisfação, Coleta se mantém como melhor serviço de São Paulo

Pesquisas da INDSAT concedem 678 pontos ao serviço, acima dos demais setores avaliados na capital


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Aprovação do serviço alcança 55,3% na cidade, chegando a 63,6% na Zona Leste. / Foto: Divulgação/PMSP

A Coleta de Lixo de São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP) alcançou boas avaliações nas pesquisas da INDSAT desenvolvidas em abril deste ano, mantendo o patamar superior observado no levantamento de fevereiro. O serviço público, classificado no início do ano como o melhor da cidade, manteve a posição de 1º lugar entre os 16 setores avaliados pela instituição, recebendo nas pesquisas recentes 678 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pontuação se aproxima da média das CGPs, de 755 pontos, mas registra ligeira queda em relação aos resultados observados em fevereiro, de 681 pontos.

Nos critérios de aprovação, os números mais recentes da Coleta de São Paulo alcançaram melhorias em relação ao levantamento anterior, evoluindo de 54,9% em fevereiro para 55,3% em abril, resultado de 4,2% de ótimo e 51,1% de bom. O patamar atual é o segundo maior no período entre maio de 2021 a abril deste ano, após as avaliações positivas registradas em maio (61,4%).

A rejeição do serviço obtida nas pesquisas da INDSAT fechou o mês de abril com 12,6%, distribuída entre 4,6% ruim e 8% de péssimo. A somatória é inferior ao número de fevereiro (13,5%), mas supera os patamares mais baixos observados entre maio (8,8%) e novembro de 2021 (8,3%). Os dados, coletados a partir da participação de 600 paulistanos maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT propõe a seguinte divisão dos bairros da cidade para identificar o desempenho do serviço de forma mais detalhada:

Assim, é possível observar que a maior aprovação da Coleta foi registrada no setor 3 (Zona Leste), com 63,6%, seguida do setor 2(Zona Norte), com 54,3%. Já a rejeição foi mais expressiva no setor 1 (Zona Central), com 20,8%, seguida do setor 5 (Zona Oeste), com 15,9%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São Paulo alcance 11.869.660 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

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