top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Com 771 pontos, Coleta recebe Alto Grau de Satisfação em Piracicaba

Estudo da INDSAT classifica serviço como o melhor avaliado da cidade


JULHO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Índice de aprovação atingiu 93,8% em alguns bairros da cidade; média geral das avaliações positivas é de 84,8% / Foto: Felipe Poleti/PMP.

Pertencente ao agrupamento de Cidades Grande Porte (CGP), Piracicaba teve sua Coleta de Lixo avaliada pela INDSAT na 3ª semana de julho, recebendo 771 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os 600 moradores participantes do levantamento. O desempenho posiciona o serviço em 1º lugar no ranking doméstico do índice de satisfação, que avalia os 16 setores públicos da CGP. Entre as demais cidades do agrupamento, a Coleta de Piracicaba se destaca pela nota superior, ultrapassando a média de 741 pontos das CGPs avaliadas pela INDSAT.

Com resultados positivos significativos, a aprovação do setor alcançou 84,8%, soma de 6,4% de ótimo e 78,4% de bom. A diferença em relação à rejeição foi expressiva, registrando apenas 3,4% de avaliações negativas (1% de ruim e 2,3% de péssimo). Os dados obtidos pela INDSAT consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Na proposta da INDSAT, a cidade de Piracicaba pode ser divida em 6 setores, com o objetivo de identificar o desempenho do setor em cada região da CGP. Confira a divisão:

Desta forma, é possível observar que a maior aprovação da Coleta foi registrada no setor 2 (Santa Teresinha de Piracicaba, Jardim Castor, Residencial Andorinha e vizinhanças), com 93,8%, seguida do setor 6 (Jardim Itamaraty, Jardim Caxambú, Água Branca e arredores), com 89,7%. Na rejeição, os maiores índices de reprovação foram obtidos no setor 3 Jardim Parque Jupiá, Algodoal, Vila Rezende e proximidades), com 10,3%, acompanhado do setor 1 (Vivendas Bela Vista, Parque Orlanda I, Jardim Residencial Javary III e adjacências), com 7,2%.

Como medida de combate ao mosquito transmissor da dengue e demais doenças como zika e febre amarela urbana, a prefeitura municipal em parceria com os demais órgãos responsáveis têm realizado mutirões de coleta de inservíveis em diversos bairros da cidade, com o objetivo de impedir a criação e proliferação do inseto. De acordo com informações da administração municipal, apenas na região da Paulista foram recolhidas 3,12 toneladas de inservíveis no início do mês de agosto, além de outras 7,22 toneladas na região do Jardim Oriente e arredores em meados de julho. O portal da prefeitura informa que a programação da atividade deve continuar nos próximos finais de semana, orientando moradores a deixarem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. O informativo ressalta que entulhos, lixo doméstico e galhos de árvore não serão recolhidos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

コメント


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page