7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Coleta se classifica como melhor serviço de Cosmópolis

Com 797 pontos, setor se aproxima do Grau de Excelência da INDSAT


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Pesquisas da INDSAT revelaram maior aprovação do período entre novembro de 2020 e junho de 2022, alcançando 90,9% de ótimo e bom. / Foto: Divulgação/PMC.

Registrando alta na pontuação, classificada como melhor serviço da cidade e superando a média do agrupamento, a Coleta de Lixo de Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte – CPP) se destacou em relação aos demais serviços analisados pela INDSAT na CPP em junho deste ano. Com 797 pontos e Alto Grau de Satisfação, o setor se aproximou do Grau de Excelência e ultrapassou a pontuação das Pequenas Cidades, de 783 pontos, se posicionando em 1º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos de Cosmópolis.

Além do desempenho positivo registrado na pontuação do serviço, a aprovação da Coleta também alcançou resultados expressivos nas pesquisas, fechando o levantamento de junho com 90,9% de avaliações positivas. A taxa representa a maior aprovação do setor no período entre novembro de 2020 a junho deste ano, formada por 11,6% de ótimo e 79,2% de bom. Nos meses anteriores, os dados coletados revelaram patamares elevados de aprovação, chegando a 90,4% em abril de 2021 e 86,4% em janeiro de 2022.

Os resultados da rejeição seguiram a mesma tendência de melhoria observada nos demais parâmetros da pesquisa, apresentando queda entre os meses de maio de junho de 2022, com redução nas avaliações negativas de 4,3% para 2,5% (1,3% de ruim e 1,3% de péssimo). Ao longo de 2021, as taxas de reprovação mantiveram baixos patamares, com mudanças pontuais no mês de julho do ano anterior (6,3%) e maio deste ano. Os dados apresentados pela INDSAT são obtidos através de pesquisas com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com as últimas atualizações publicadas pela prefeitura municipal, a principal novidade a respeito da Coleta foi a conquista de um caminhão pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a realização da coleta parcial de materiais recicláveis. Segundo informações da administração pública, a conquista é mais um passo de um projeto com as escolas do município, incentivando a conscientização da população em relação ao destino correto dos materiais.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon